Mulheres da Celepar contribuem para a história no uso de tecnologia para avanços na sociedade

Protagonismo feminino da companhia têm auxiliado na elaboração de mais serviços ao cidadão, com diversas tecnologias envolvidas, inclusive, inteligência artificial
08/03/2023 - 09:37

A relação de mulheres com a tecnologia é histórica. Ada Lovelace, por exemplo, é considerada a primeira programadora da história, pois utilizou seu conhecimento matemático para criar algoritmos para uma máquina analítica no século XIX, e assim, realizar a computação de valores. E, na Celepar, primeira empresa pública de tecnologia nacional, isso não é diferente, com mulheres que desempenham papéis de protagonismo em suas atuações.

Ada inclusive serve de inspiração para a analista de sistemas Rosalinda Correa, uma das responsáveis por desenvolver o Sidora, ferramenta sobre síndromes e doenças raras que busca ampliar e aperfeiçoar as políticas públicas voltadas a esse público no Estado. "Ela é a minha principal inspiração, pois, além de ser considerada a primeira programadora da história, o trabalho desenvolvido por ela foi extremamente importante numa época muito difícil para as mulheres".

Uma fácil escolha

Rosalinda explicou também como escolheu a área de tecnologia da informação. “Desde criança as brincadeiras eram sempre com algo que dependia de raciocínio, como quebra cabeça ou jogos de tabuleiro, e na escola sempre tive facilidade nas matérias de exatas, então foi uma escolha fácil", salientou.

Desafios e trajetória

Em um setor historicamente dominado por homens, a Celepar e suas mulheres protagonistas são um exemplo inspirador de como a diversidade e a igualdade de gênero podem impulsionar a inovação e a transformação digital no setor público.

A gerente de sistemas de informação, Tania Vostoupal, gerencia equipes que desenvolvem sistemas para áreas como educação e agricultura, e, dentre suas atribuições, ela utiliza seu conhecimento para também medir o “tamanho” de um sistema com uma metodologia chamada Pontos de Função, o que ajuda os colaboradores nas tarefas da elaboração de um software.

Para ela, um dos maiores desafios como mulher no ambiente tecnológico foi conciliar seu trabalho com a maternidade. “Foi um momento bem difícil para mim porque queria ser uma boa mãe e uma boa profissional ao mesmo tempo. Tive que ser tolerante comigo mesma algumas vezes, porque crianças, principalmente quando pequenas, exigem muito não só emocionalmente como fisicamente.

Tania contou que iniciou na carreira de TI por gostar de exatas, e, na época, adotou o curso de processamento de dados por “eliminação”. “Não sabia muito bem o que era, mas, olha só, não é que deu certo?”. Uma grande mulher que a inspira é a irmã Dulce "por tudo que realizou e representou e por sempre acreditar no impossível".

Inteligência Artificial

Uma das analistas do Paraná Inteligência Artificial (PIÁ), Elisa Terumi contou como foi a experiência de desenvolver a plataforma que ajuda milhares de paranaenses a acessar serviços do Governo do Estado de forma simples por meio de um diálogo amigável e humanizado, chamado na tecnologia sob o termo “chatbot". “O PIÁ atende a pessoas de diferentes idades, níveis de escolaridade e experiência com tecnologias. Tanto o desenvolvimento deste módulo, quanto o treinamento do modelo de aprendizado de máquina, foram realmente desafiadores, por não se tratar de um sistema convencional e tradicional, exigindo da equipe muito estudo, pesquisa e testes. O modelo de inteligência artificial está em constante evolução e treinamento, de forma a evoluir o PIÁ para melhor servir os cidadãos paranaenses”, explicou.

Para ela, a inteligência artificial pode contribuir com a sociedade de diversas maneiras, auxiliando nas atividades rotineiras e tornando os processos mais simples e rápidos. Um exemplo é o Processamento de Linguagem Natural (PLN), é uma área da Inteligência artificial que foca na interação entre humanos e computadores por meio da linguagem natural, permite a criação de chatbots e assistentes virtuais inteligentes que atendem a uma necessidade específica.

“Os chatbots, treinados para compreender a linguagem humana, ajudam no compartilhamento de conhecimento, auxiliam no suporte a serviços de atendimento ao cliente, podem fornecer tutoriais e recursos educacionais personalizados, e ainda ajudar na acessibilidade, fornecendo suporte a linguagem natural para pessoas com deficiência. Tudo isso em um formato amigável, geralmente em forma de diálogo, tornando a interação mais humanizada. A exemplo do chatGPT, os modelos com essa tecnologia estão evoluindo em um nível extraordinário, e os resultados disso são promissores” ressaltou uma das mulheres protagonistas da Celepar no uso de tecnologia para facilitar a vida do cidadão paranaense, Elisa Terumi.

Dia Internacional da Mulher

Celebrado em 8 de março, o Dia Internacional da Mulher é uma data histórica que representa a luta das mulheres por igualdade de direitos, oportunidades e reconhecimento em todos os aspectos da vida, para homenagear mulheres que lutaram por melhores condições de trabalho e também por direitos políticos no início do século XX.

A data propõe uma reflexão para a sociedade sobre o passado, ao mesmo tempo que oportuniza a celebração de conquistas das mulheres em diversas áreas, como política, economia, ciência, cultura e artes.