Mulheres impulsionam o Programa Compra Direta Paraná

Em parceria com a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, a Celepar desenvolveu o sistema do programa, que faz parte da estratégia emergencial do Governo do Estado, para auxiliar a agricultura familiar e as redes socioassistenciais.
Publicação
09/03/2021 - 16:34
Editoria

De cada três agricultores que participaram do Compra Direta Paraná em 2020, uma é mulher. O programa assistencial saiu do papel logo no início da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus no Estado como forma de colaboração às famílias paranaenses. 

Em 2020, o Programa Compra Direta Paraná adquiriu 3.679 toneladas de alimentos, de 15.507 agricultores familiares. Desses, 5.096 são mulheres, representando uma fatia de 33% dos inscritos. O montante totalizou R$ 18.397.098,02.

Chefe do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (Desan) da pasta, Márcia Stolarski explicou que o projeto beneficiou 907 entidades que atendem a população mais vulnerável do Estado, bem como os agricultores familiares de 147 associações/cooperativas da agricultura familiar. O atendimento atingiu cerca de 530 mil pessoas ao mesmo tempo em que garantiu trabalho e renda para 15.507 agricultores.

“É apoio e renda para aqueles que produzem comida de verdade, o que ajuda a melhorar a imunidade e a saúde da população mais vulnerável do Estado”, afirmou Márcia.

O programa busca incentivar a participação das mulheres na agricultura familiar, dando prioridade na contratação às associações e cooperativas que apresentam pelo menos metade de mulheres em seu quadro de agricultores. Quem cumpre a meta ganha um ponto adicional na classificação. Em 2020, 24 cooperativas e associações, representando 16% das 147 contratadas, alcançaram esta condição.

Como funciona 

O sistema desenvolvido possibilita a operacionalização de uma única chamada pública para a aquisição de mais de 70 itens produzidos por cooperativas e pelo sistema de agricultura familiar do Paraná. A nova plataforma reúne funcionalidades que acompanham todo o processo, partindo do registro das cooperativas, passando pela apresentação da proposta de fornecimento e classificação das organizações, até chegar na consolidação da compra e entrega dos produtos.

O Compra Direta Paraná é exclusivo para as organizações que possuem Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP Jurídica) e que tenham mais de 50% dos agricultores familiares associados no Paraná.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

Foto: Arnaldo Alves/AEN