Mutirão da Cidadania Paraná em Ação faz 60 mil atendimentos em Ponta Grossa 19/11/2014 - 13:43

Perto de 20 mil pessoas passaram pelos estandes do Mutirão da Cidadania realizado neste fim de semana (15 e 16), no Parque Ambiental de Ponta Grossa. O evento encerrou suas atividades com 60.210 mil atendimentos superando em quase 20% as expectativas dos coordenadores da Secretaria de Relações com a Comunidade, responsável pela organização e operação do programa. Durante dois dias, a população de Ponta Grossa e região dos campos gerais usufruíram mais de 45 serviços gratuitos que proporcionaram acesso à cidadania, saúde e inclusão social.

Para a realização do evento, a Celepar ficou responsável pela instalação das redes lógica e elétrica, pelos computadores, bem como pelos profissionais que respondem pelo suporte técnico. A equipe da companhia foi composta pelos empregados Valderi Pereira da Silva, Juliano Werner, Luiz Frederico Gaertner, Vilmar Rogoski Junior e Edison Luiz Brenner.

Documentação e saúde

Os números de atendimentos dos serviços de saúde foi um dos destaques dessa edição do Paraná em Ação. Nessa edição, foram realizados mais de 46 mil exames preventivos de glicemia, colesterol, acuidade visual, pressão arterial, câncer bucal, fonoaudiologia, avaliação física, vigilância sanitária entre outras prevenções.

A emissão gratuita de documentos também é bastante expressiva. Foram emitidos cerca 6.830 novos documentos entre carteiras de identidade, CPFs, cadastro único, e segunda via de certidões. “Esses números comprovam a importância do Mutirão da Cidadania Paraná em Ação no resgate da cidadania e na inclusão social dos paranaenses”, afirma o secretário estadual de Relações com a Comunidade, Ubirajara Schreiber.

Atendimentos Jurídicos

A Defensoria Pública da União realizou diversos atendimentos de orientação sobre direitos previdenciários como auxílio-doença, aposentadorias rurais por idade, aposentadoria por tempo de serviço, recontagem de contribuição e benefícios, assistência ao idoso entre outros serviços.

A defensoria Pública Estadual fez mais de 90 distribuições de ações, de reconhecimento de paternidade, direito de pensão alimentícia, regularização de visitas, reconhecimento de união estável, registro tardio, inclusão de nome materno entre outros processos.

Próxima edição

Encerradas as atividades Ponta Grossa, a coordenação do Paraná em Ação já está organizando a próxima edição que acontece entre os dias 22 e 23 de novembro em Foz do Iguaçu.

Fonte: SERC/PR

GALERIA DE IMAGENS