Mutirão da Cidadania atende população de Foz do Iguaçu 23/11/2014 - 15:10

Foi intenso o movimento de pessoas no primeiro dia da 11ª edição do Programa Mutirão da Cidadania - Paraná em Ação, que acontece na Praça da Bíblia no Jardim São Paulo, em Foz do Iguaçu, neste sábado (22) e domingo (23). Famílias inteiras formaram filas desde cedo, para receber atendimento dos mais diversos serviços oferecidos no mutirão. O bairro escolhido para o evento está localizado na região mais populosa de Foz.

Milhares de pessoas aproveitaram a oportunidade e a facilidade para fazer documentos e verificar o estado de saúde, com exames totalmente gratuitos, oferecidos pelo Governo do Estado em parceria com a prefeitura de Foz do Iguaçu, universidades e instituições federais. Também participam do evento as Universidades de Direito e Administração da região, como a Unifoz, Cesufoz, Fafig e UDC.

“Neste primeiro dia, a movimentação de pessoas do Jardim São Paulo e de toda região entorno foi grande. A maioria aproveita para fazer documentos e foram atendidas. Vamos atingir tranquilamente a meta de atender em torno de 15 a 20 mil pessoas nos dois dias de cidadania”, afirma o coordenador do programa, Edison Luiz Arantes.

“Aproveitei o Mutirão para saber o que é preciso apresentar para abrir uma empresa ou ser microempreendedor individual, pra legalizar”, afirmou a vendedora autônoma Elizete Soares, 56 anos, que foi atendida no estande da Fomento Paraná e Casa do Empreendedor.

“Aqui é muito rápido e já faz tudo junto. No centro eu nunca conseguia fazer. Falta tempo durante a semana”, afirmou o pintor letrista Verones Ferreira, que aproveitou o Mutirão para fazer a Carteira de Identidade e o CPF do filho Pedro Henrique Ferreira, de 10 anos.

O técnico em aquecimento solar Odair Menino, 31, e a dona de casa Patrícia Alexandrino, foram atendidos pela Defensoria Pública. Eles aproveitaram o Mutirão para oficializar o divórcio. “A gente estava separado há quatro anos, mas não tinha feito o divórcio e agora deu certo para legalizar a situação e cada um seguir com a vida”, disse ele.

Celepar

Para a realização do evento, a Celepar ficou responsável pela instalação das redes lógica e elétrica, pelos computadores, bem como pelos profissionais que respondem pelo suporte técnico. A equipe da companhia foi composta pelos empregados Valderi Pereira da Silva, Juliano Werner, Anderson Liu, Daniel Cesar Welinsky e Douglas Eduardo Fagundes.

Política Pública

O Paraná em Ação oferece mais de 45 serviços totalmente gratuitos e essenciais para o resgate da cidadania. Entre eles destacam-se a emissão gratuita de documentos como carteira de identidade, CPF, entre outros. Oferece também orientações serviços judiciários e extrajudiciários no âmbito estadual, como, divórcios, guarda e responsabilidade de menores, reconhecimento de paternidade e maternidade, inscrição para casamento coletivo.

No âmbito federal a população pode usufruir dos serviços de opção de nacionalidade e questões habitacionais e principalmente previdenciárias. Na área de saúde e bem estar, leva equipes de parceiros para aplicar testes e glicemia; avaliação física; orientação sobre saúde bucal; sobre a saúde da mulher, entre outras.

Para as crianças muita recreação, oficinas de artesanato, empreendedorismo e reaproveitamento de materiais reciclados fazem sucesso em todas as edições do Programa. O Mutirão da Cidadania se encerra neste domingo (23).

“Nosso o objetivo principal é o resgate da cidadania plena da população. Contamos com o apoio das prefeituras, dos governos estadual e federal, do Ministério Público, cartórios de registro civil, federações, universidades públicas e privadas, empresas e centenas de voluntários que deixam suas casas nos finais de semana e se dedicam inteiramente a esse trabalho”, explica o secretário de Relações com a Comunidade Ubirajara Schreiber.

Fonte: SERC/PR.

GALERIA DE IMAGENS