Mutirão da Cidadania chega à marca histórica de 14 milhões de identidades 29/11/2013 - 14:32

O Mutirão da Cidadania de Paranavaí encerra as atividades com uma marca histórica no numero de identidades confeccionadas pelo instituto de identificação do estado, chegando à marca de 14 milhões de identidades desde a sua fundação. Depois de três dias oferecendo serviços gratuitos para a população de Paranavaí e região chegou ao fim, neste domingo (24), a 23ª edição do Mutirão da Cidadania - Paraná em Ação, com a marca de 30.232 atendimentos para um público de aproximadamente 11 mil pessoas.

Depois de três dias oferecendo serviços gratuitos para a população de Paranavaí e região, chegou ao fim, neste domingo (24), a 23.ª edição Mutirão da Cidadania, com a marca de 30.232 atendimentos, para um público de aproximadamente 11. 628 mil pessoas. Evento promovido pelo Governo do Estado e levada para a região de Paranavai a Capital da Cidadania, com a participação da Prefeitura Municipal e mais de 30 parceiros que fazem o evento. Para o coordenador do Mutirão da Cidadania essa união de esforços traz benefícios extraordinários para a população. “São iniciativas que valorizam a solidariedade e a cidadania, e por esse motivo ganham mais força quando realizadas em conjunto” avaliou.

A Celepar mais uma vez esteve presente na feira de serviços gratuitos do Mutirão da Cidadania, respondendo pela instalação da rede lógica e elétrica e de toda a estrutura de informática. Além disso, no estande da companhia as pessoas puderam acessar gratuitamente a internet e as redes sociais.

Os serviços judiciários foram destaque nessa edição por conta de casos inusitados que foram prontamente solucionados graças a parceria com o Instituto de Identificação, Cartórios, Consulados, Justiça Federal, Defensoria Pública estadual da União, e do Ministério Público Federal, entre outros. “Atendemos aqui um caso de interdição de capacidade civil de uma pessoa que estava com toda sua documentação errada ou não tinham documentos. Essa pessoa saiu do Paraná em Ação com sua carteira de identidade nova e toda sua documentação corrigida”, afirmou o secretário de Relações com a Comunidade Ubirajara Schreiber. Além desse caso foi encaminhada a documentação de um adulto de 36 anos para fazer todos os documentos que ate então não tinha. “São pessoas que viviam no mais absoluto anonimato e que a partir de hoje podem usufruir de todos os benefícios sociais que tem direito”, explicou o secretário.

O evento de Paranavaí contou ainda com várias oficinas voltadas para o meio ambiente, como a reciclagem de isopor atividades desenvolvida pela equipe do IAP de Foz do Iguaçu. Reuniu oficinas de pinturas exposição de bordados. O SESC levou para Paranavaí a oficina de dança e teatro, a regional de educação apresentou quadro eletrônico, cujo objetivo é atualizar o ensino para a era moderna entre tantas outras orientações.

O Mutirão da Cidadania de Paranavaí encerra as atividades com uma marca histórica no numero de identidades confeccionadas pelo instituto de identificação do estado, chegando à marca de 14 milhões de documentos desde a sua fundação. Graças o trabalho conjunto do Instituto e o Programa Paraná em Ação que somente este ano completou a vigésima terceira edição no Paraná, em Paranavaí. É preciso sim que o Governo Beto Richa esteja presente nos municípios trazendo cidadania a toda a população disso o delegado de assessor de Relações com a Comunidade da Policia Civil Kiyoshi Hattanda, quando anunciou a marca dos 14 milhões de identidade no Mutirão da Cidadania em Paranavaí.

GALERIA DE IMAGENS