Mutirão da Cidadania fez 17 mil atendimentos à população de Wenceslau Braz e região 22/07/2014 - 09:37

A 3ª edição do programa Paraná em Ação 2014 – Mutirão da Cidadania encerrada neste domingo em Wenceslau Braz, na região Norte pioneiro do Estado, realizou 17. 451 mil atendimentos. Conforme dados da coordenação do evento, foram confeccionados 617 documentos, entre carteiras de identidade, de trabalho e CPFs.

Na área da saúde foram feitos 2.405 entre atendimentos e orientações , como exames de glicemia e aferição de pressão arterial e mais de 496 orientações e noções de prevenção. Na área jurídica foram aproximadamente 793 atendimentos, e na orientação e resolução de casos como, registro de nascimento tardio, divórcios e reconhecimento de paternidade, entre outros. Serviços previdenciários e orientações sobre aposentadoria também foram disponibilizados para a população.

Para a realização do evento, a Celepar ficou responsável pela instalação das redes lógica e elétrica, pelos computadores, bem como pelos profissionais que respondem pelo suporte técnico. A equipe da companhia foi composta pelos empregados Jose Lucas Filho, Marcio Costa, Ouphir Ozorio Pesch, Timeu Ferreira Oliveira e Valderi Pereira.

“O evento superou nossas expectativas”, disse o secretário de Relações com a Comunidade, Ubirajara Schreiber, que contabilizou a presença de pessoas da região em busca dos serviços jurídicos e de orientação à saúde.

“Passaram pelo evento durante os dois dias 7.271 mil pessoas, muitas delas provenientes de localidades agrícolas de Wenceslau Braz e municípios vizinhos. Essa é uma demonstração da forma séria como o Governo do Estado está tratando este programa de inclusão social”, destacou Ubirajara.

O Fórum Extrajudicial do Paraná atendeu nessa edição divórcios consensuais, dissolução e reconhecimento de união estável, restabelecimento da sociedade conjugal entre outros. O juiz Eriberti Mattos Bernardineli, o promotor de justiça Kelsen Ceriaco de Campos e a defensora pública Camille Vieira Costa, atenderam as pessoas que vieram neste mutirão a procura de organizar suas vidas e falaram da importância do Mutirão da Cidadania para as famílias em vulnerabilidade social e também da relevância do sistema judiciário estar mais próximo das comunidades.

Prefeitura

A prefeitura trouxe para o evento as Secretarias de Assistência Social, Saúde, Educação e Esportes. Segundo a secretária de Assistência Social do município, Claudete Tereza Pereira Costa, os serviços prestados à população, no evento, superaram as expectativas em termos de atendimentos.

A inscrição para o casamento coletivo teve bastante procura na Secretaria de Assistência Social. O CRAS encaminhou a solicitação da segunda via de certidão de nascimento e casamento, inscrição para casamento coletivo, atendimento ao idoso e adolescente através do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, e os profissionais de corte de cabelo da cidade foram voluntários neste mutirão. No esporte foi feito avaliação física e orientação nutricional; a educação trabalhou como apoio logístico com funcionários voluntários em diversa área de atendimento. Na saúde foi realizado verificação de pressão arterial, teste de glicemia (diabetes) e distribuição de kits de prevenção ao câncer de mama.

No encerramento, o secretário Ubirajara Schreiber, agradeceu o trabalho e empenho de todos que dedicaram o seu tempo para que as pessoas que estiveram na feira, tivessem seus pleitos atendidos.

O secretário Bira destacou, ainda, a importância das parcerias do programa. Segundo ele, a soma de esforços e competências fez o sucesso do Paraná em Ação em Wenceslau Braz. “As parcerias e o apoio que temos dos governos, estadual, federal e municipal, e, ainda, Poder Judiciário, Ministério Público, cartórios de registro civil, Sistema Fecomércio através do Sesc/Senac, empresas privadas e também dos voluntários e outros, é que nos permite promover uma grande diversidade de ações”, concluiu o secretário”.

Fonte: SERC/PR

GALERIA DE IMAGENS