Mutirão da cidadania em Piraquara faz mais de 32 mil atendimentos. Celepar respondeu pela infraestrutura e pelo programa de inclusão digital 12/08/2013 - 17:28

O mutirão da cidadania Paraná em Ação, promovido pelo Governo do Estado, fez 32.658 atendimentos no bairro Guarituba, em Piraquara, Região Metropolitana de Curitiba. Usufruíram os serviços grátis mais de 10 mil pessoas, que foram ao Centro de Inclusão Social do Adolescente (Cisa), no sábado e no domingo (10 e 11).

No bairro, vivem mais de 40 mil pessoas, a maioria de baixa renda. A participação da comunidade superou as expectativas dos coordenadores da Secretaria de Relações com a Comunidade, responsável pela organização e operação do mutirão. Foram mais de 40 serviços totalmente gratuitos, que proporcionaram acesso à cidadania, saúde e inclusão social.

Os mais procurados foram os serviços de documentação. Cerca de 860 pessoas fizeram documentos de identidade, CPF e carteira de trabalho. Também foram resolvidos casos de regularização de união estável, separação, divórcios, guarda de filhos, revisão de pensão alimentícia e paternidade.

“Esse número expressivo de atendimento só foi possível graças á união da Justiça estadual e federal, Ministério Público e Defensoria Pública do Estado”, afirmou o secretário de Relações com a Comunidade, Ubirajara Schreiber.

Celepar

O presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite esteve em Piraquara acompanhando os trabalhos do Paraná em Ação. “Esta é uma grande feira de serviços públicos, voltada a levar cidadania à população que mais precisa da presença do Estado”.

A Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná respondeu pela infraestrutura lógica e elétrica do evento, bem como pelo suporte técnico em informática. Além disso, no estande da empresa com 10 computadores, os participantes tiverem acesso gratuito à internet e às redes sociais, onde foram atendidas mais de 500 pessoas durante os dois dias do evento.

Este é um programa de inclusão social e digital criado para atender a população que não tem acesso fácil ao computador. “A nossa meta é ampliar esta ação a outras faixas etárias, promovendo também a inclusão social da pessoa idosa”, destacou o dirigente.

Para Jacson Leite, as soluções de TI devem estar à disposição do Governo do Estado para a modernização dos serviços públicos voltados a atender à sociedade. E hoje, segundo ele, o Paraná é um dos estados mais digitais do país e a Celepar está levando seus serviços aos municípios do interior do Estado.

Piraquara

O prefeito Marcus Maurício de Souza Tesserolli ressaltou que é primeira vez que o mutirão foi feito no município. “Na região, há uma demanda reprimida por serviços sociais e ela foi atendida com esse trabalho do Governo do Estado de inclusão social e de resgate da cidadania”, afirmou. Para o prefeito, o Mutirão da Cidadania - Paraná em Ação é um investimento que traz grande retorno social.

A próxima edição do mutirão de cidadania Paraná em Ação está marcada para os dias 17 e 18 de agosto, sábado e domingo, no município de Campina Grande do Sul.

GALERIA DE IMAGENS