No Dia Mundial da Conscientização do Autismo, mais de 3 mil CIPTEAs já foram emitidas

No total, 3.454 Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) foram emitidas desde o lançamento do serviço
Publicação
07/04/2022 - 15:29
Editoria

A Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) foi lançada em maio de 2020, por meio da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) e da Celepar. Desde o lançamento, já foram emitidas 3.454 carteiras.

O documento é digital e com ele cidadãos com espectro autista passam a ter prioridade no atendimento em serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social. No caso dos particulares, isso inclui supermercados, bancos, farmácias, bares, restaurantes e lojas em geral.

“Esta nobre e inclusiva iniciativa só foi possível com as nossas parcerias dentro do Estado, temos orgulho de participarmos dela e ajudar as famílias paranaenses que possuem alguém com espectro autista, e, assim, assegurar seus direitos de atendimento prioritário”, reforçou o presidente da Celepar, Leandro Moura.

Como solicitar

Para solicitar o documento, basta acessar o site www.carteiradoautista.pr.gov.br, fazer o cadastro e seguir o passo a passo com o preenchimento e envio dos documentos necessários

Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Dia 2 de abril foi o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. A data, estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2007, tem o objetivo de difundir informações sobre o autismo e reduzir a discriminação que cerca pessoas afetadas por transtornos do espectro autista (TEAs).