No aniversário de Curitiba, Celepar planeja futuro da capital paranaense

A primeira empresa de tecnologia pública do país vem ajudando Curitiba a ser referência no Brasil
Publicação
29/03/2023 - 16:20
Editoria

A Celepar é a primeira empresa pública de tecnologia do país e, ao longo dos seus 58 anos de história, colaborou com a transformação digital de Curitiba, a aniversariante do dia.  A companhia nasceu em 1964 com a missão de processar a folha de pagamento do funcionalismo público estadual, e hoje, contribui com inúmeras soluções que atendem os moradores de Curitiba. 

Essa história começou faz quase 60 anos. A Celepar foi pioneira no uso de tecnologia no serviço público. A empresa trouxe seu primeiro computador no ano seguinte de sua fundação, um equipamento de 4 toneladas transportado em um avião cargueiro internacional. Na época, ele ficou conhecido como o cérebro eletrônico do Estado. Era um computador Bull Gamma 30, que ocupava sozinho uma área de 100 m2. Foi a primeira máquina desse tipo em Curitiba, colocando a cidade no mapa das primeiras a usar esse serviço na América Latina. 

"É um privilégio, para a Celepar, estar em uma das cidades mais inovadoras e sustentáveis do mundo", declarou o CEO da Celepar, Gustavo Garbosa. "Isso nos coloca em um ecossistema tecnológico privilegiado", conclui Garbosa. 

Nas últimas décadas, a Celepar trabalhou com a prefeitura para desenvolver sistemas e infraestrutura tecnológica para a capital paranaense. Isso permitiu que tanto o Paraná quanto Curitiba ofereçam serviços que estão na rotina dos cidadãos da capital, mas que ainda não existem em muitas regiões do Brasil. O Paraná, por exemplo, tem um dos sistemas mais eficientes de emissão de carteiras de habilitação do país. 

Inclusão digital de idosos

Uma das grandes missões da Celepar é preparar Curitiba para o futuro. E, segundo os últimos dados do censo nacional, tanto o Paraná quanto o Brasil estão passando por uma grande transformação demográfica. Temos tecnologias cada vez mais jovens e, ao mesmo tempo, uma população cada vez mais velha. 

Há dez anos, a Celepar foi pioneira ao criar o Programa de Inclusão Social e Digital da Pessoa Idosa. Remodelado ao longo do tempo para atender necessidades como a utilização de redes sociais, aplicativos e o domínio do smartphone, o programa já ajudou cerca de 11 mil idosos a enfrentar o desafio de utilizar a tecnologia. 

"Agora, o desafio é pensar em como as cidades do futuro serão amigáveis para os idosos", explica o CEO da Celepar. "Isso passa tanto por melhorar serviços atuais, investindo em plataformas de saúde e assistência social, quanto por sensores nas ruas que alertem as famílias dos idosos em  caso de pequenos acidentes. A cidade do futuro precisa ser dinâmica para os jovens e acolhedora para os idosos. Isso é inovação com propósito", conclui Garbosa. 

Hoje, a Celepar é referência nacional em serviços para sistemas públicos de saúde. Essa é uma das áreas que devem sofrer uma das maiores transformações tecnológicas nos próximos anos. 

Sustentabilidade

A sustentabilidade é um dos símbolos de Curitiba. Alinhada a essa missão, a sede da Celepar, na capital paranaense, possui uma das maiores usinas fotovoltaicas do Estado, com  192 painéis de captação de energia solar em uma área de 370m². As máquinas da Celepar consomem uma grande quantidade de energia tanto para o seu funcionamento quanto para o seu resfriamento. Ao usar energia solar, a companhia contribui com a missão de manter Curitiba como referência nacional em sustentabilidade. 

Ainda nessa área, a Celepar vai ajudar Curitiba a incentivar o turismo verde. A empresa vai desenvolver um aplicativo para promover as atrações e experiências da capital. O turismo é uma das indústrias mais sustentáveis do mundo e, com apoio da tecnologia, pode ser uma potência curitibana.