No dia do trabalho Celepar homenageia colaboradores que fazem parte da história da tecnologia no Paraná

Trajetória entrelaça os desafios da tecnologia ao longo dos anos com a profissão de servir o cidadão paranaense
Publicação
28/04/2023 - 12:41
Editoria

Com mais de 50 anos de história dedicada aos cidadãos, a primeira empresa pública de tecnologia do país, Celepar, possui mais de mil colaboradores que atuam sob diversas funções, com o objetivo de facilitar a vida da sociedade que reside no Estado do Paraná. E para esta contínua missão ser realizada, os trabalhadores da empresa criam serviços e soluções que utilizam a tecnologia como força motriz, que agiliza, moderniza e simplifica processos e demandas da população.

Uma grande escola

Um exemplo é a colaboradora Tânia Volkmann, que iniciou sua trajetória na empresa em 1979, ela lembra que após passar no concurso, começou o curso de formação de programadores, e depois passou a ser instrutora para colegas de trabalho. “ Quem diria que 5 anos depois eu seria instrutora deste curso! Foram 7 turmas, capacitando futuros funcionários, muitos dos quais ainda estão trabalhando na empresa. É uma fase que eu lembro com muito carinho e também com orgulho dos meus aluninhos”, recorda.

Hoje, ela atua na Coordenação de Tecnologia de Desenvolvimento de Software, na equipe de Suporte ao Mainframe. Esta área é responsável por cuidar de todos os dados e programas processados de todos os sistemas, com a devida proteção e zelo pela segurança das informações e do acesso aos dados e atuamos na otimização e performance dos softwares, garantindo a estabilidade necessária para o funcionamento.

“Uma peça fundamental nessa grande engrenagem, é o mainframe. Ele é como o coração dessa nossa “mãe”, que pulsa, vibra, 24 horas por dia, pois não pode parar de bater. Ele garante a agilidade na prestação de serviços fundamentais para o Estado, mantendo a Celepar no protagonismo em TI, atendendo e cuidando do cidadão com presteza e excelência”, explicou Tânia.

O colaborador com mais tempo de casa (51 anos), Alfredo Jorge Reimann Filho, atualmente trabalha na área de sites e portais. “No momento estou atuando na atualização tecnológica do conjunto de sites do Ministério Público. São mais de 30, agrupados em 2 portais e uma Intranet, com algo em torno de 50 mil páginas de informações”, contou. Ele ainda enalteceu que a “Celepar foi, e ainda é, uma grande escola. Está fortemente ligada à minha história de vida”.

Experiências de vida

Com quase 43 anos de tempo de casa, o colaborador Danilo Scalet lembrou que iniciou a sua jornada em 1980, aos 25 anos. “Exatamente no mesmo dia em que nasceu minha primeira filha! O meu tempo de experiências ao lado da Celepar é quase o dobro do tempo das minhas demais experiências de vida. Posso dizer que a empresa se constitui numa construção que vem ocorrendo em paralelo às minhas demais realizações ao longo de minha existência. Assim, fica até difícil separar os momentos de aprendizados, realizações, conquistas, dificuldades, alegrias e tristezas que se sucederam em cada um desses caminhos paralelos”, disse.

Nessa jornada, ele relatou algumas experiências marcantes, como os primeiros sistemas online desenvolvidos pela companhia, bem como os receios da época, uma vez que a tecnologia promove mudanças. “Após o processamento tipicamente em mainframe, passamos pelos ciclos dos microcomputadores, que na ocasião pareciam ser uma ameaça para a empresa, as redes locais, a descentralização de redes locais para nossos clientes, as soluções utilizando tecnologia cliente-servidor, a introdução do correio eletrônico e, posteriormente, o Lotus Notes como ferramenta de fluxo de trabalho, além da ameaça e o trabalho para superar o famoso Bug do milênio, naquela época estive com bom grupo de profissionais da empresa na virada de ano aguardando o "mundo acabar", conforme era noticiado. Esta evolução nos levou até chegarmos à revolução propiciada pela Internet e a transformação do modo de prestação de serviços públicos com o nosso premiadíssimo Governo Eletrônico, até chegarmos aos dias de hoje com o Governo Digital", lembra Scalet.

Hoje Scalet está atuando em diversas frentes, gerenciando projetos definidos no planejamento estratégico da empresa, entre eles o de Alavancar a Transformação Digital da Celepar, incluindo a criação de um “Ambiente de Trabalho Digital” para ajudar a enfrentar este novo cenário de trabalho híbrido, e o projeto de Melhoria da qualidade e agilidade em processos, produtos e serviços, e é o ponto focal do GTD.GOV, um grupo de trabalho de transformação digital dos Estados e Distrito Federal.

Satisfação profissional

Leonardo Beltrame, com 5 anos de Celepar, viu algumas mudanças da empresa em sua trajetória como colaborador. “Nos 5 anos desde que entrei, a empresa reformulou a sua marca, e hoje tem uma identidade visual mais bonita e mais atrativa. Temos uma missão, visão e valores, bem definidos e que estão em pleno acordo com as atividades desenvolvidas por todos nós”.

Hoje, ele está envolvido com o Marvin, robô da Celepar que foi lançado no último aniversário da companhia, um projeto que traz orgulho para ele.” Programar e acompanhar o Marvin nos diversos eventos por onde ele passou representando a nossa empresa é algo que me traz orgulho e satisfação. Ele gera muitos sorrisos em quem interage com ele, em especial nas crianças, que sempre fazem uma grande festa com ele. O Marvin é um projeto de relacionamento da empresa com o público, mas é uma plataforma que ainda pode ser explorada de muitas outras maneiras. Acredito que o futuro reserva para o Marvin sorrisos tão intensos quanto os das pessoas que interagem com ele”, frisou Beltrame.

Data histórica

O Dia do Trabalho é uma data celebrada em muitos países ao redor do mundo para homenagear a luta dos trabalhadores por direitos trabalhistas e melhores condições de trabalho. A origem dessa data remonta ao final do século XIX, quando trabalhadores se organizaram, em busca de melhores salários, jornadas de trabalho mais justas e melhores condições de trabalho. Ela teve origem pela luta de trabalhadores em Chicago, no dia 01 de maio de 1886, com o objetivo de exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias.

Em homenagem a esses trabalhadores que lutaram pelos seus direitos, o Congresso Operário Internacional, reunido em Paris em 1889, decidiu instituir o 1º de maio como o Dia Internacional do Trabalho. A partir daí, a data passou a ser celebrada em diversos países, com manifestações, desfiles e festividades, em reconhecimento aos direitos trabalhistas conquistados ao longo dos anos e como um lembrete da luta contínua pelos direitos dos trabalhadores em todo o mundo.