Nova versão do Sistema de Gestão da Execução Penal (SIGEP) é apresentada pela Celepar

09/07/2015 - 10:50
Reforçando a unificação de soluções para o Departamento da Polícia Civil (DPC) e o Departamento de Execução Penal (DEPEN), a Celepar apresentou na última quarta-feira (01) à Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária (SESP) a conclusão de mais uma etapa do projeto SIGEP (Sistema de Gestão da Execução Penal).

O projeto SIGEP está sendo desenvolvido para a Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária (SESP) e tem como objetivo propiciar a gestão da custódia de pessoas privadas de liberdade pelas Delegacias e também pelo Departamento Penitenciário.

As funcionalidades entregues nesta etapa contemplam a Gestão e Controle das Ocorrências de Pessoas Privadas de Liberdade, a Gestão e Emissão de Credenciais de Visitantes e a integração com o sistema de Segurança da SESP – SESP-INTRANET. O acesso as novas funcionalidades já está liberado e as equipes de homologação do Departamento de Polícia Civil e do Departamento Penitenciário já trabalham na validação do produto entregue.

Gestão de Visitas

A reformulação do atual sistema de visitas utilizado pelo DEPEN, oportuniza que os familiares de pessoas privadas de liberdade possam efetuar o seu credenciamento para visitas pela internet e não, necessariamente, nas sedes prisionais.

Prontuário Unificado

Uma das principais novidades do projeto SIGEP está na Unificação do Prontuário de Pessoas Privadas de Liberdade. Com o Prontuário Unificado será possível acompanhar a “vida” carcerária de uma pessoa, desde o seu ingresso em delegacias até o cumprimento, se condenado, no sistema penal. Atualmente as instituições possuem três sistemas, com três bases de dados distintas para o controle da custódia das pessoas privadas de liberdade.

Próximos Passos

A Celepar tem como meta o mês de novembro deste ano para conclusão do projeto SIGEP e entrega para homologação. Paralelamente ao desenvolvimento do sistema, será necessário a elaboração conjunta com a SESP do projeto para implantação da solução. O escopo de utilização do sistema é Estadual e atinge praticamente todos os municípios do Paraná.

A apresentação do Sistema ocorreu no Centro Integrado de Informações Estratégicas (CIIE) e contou com a presença de Irecilse Drongek, representando o Diretor do DEPEN Dr. Luiz Alberto Cartaxo Moura, além de Marcio Zapchon, Robson de Farias e Djalma Pereira de Oliveira, colaboradores do DEPEN. Em nome da SESP estavam presentes o Cap QOPM Rodrigo Perim de Lima, Dr. Eduardo Marcelo Castella, Leonardo Saba, Eduardo Tosta Seixas Junior e Antonio Jorge Gonçalves Pontes.

A equipe da Celepar envolvida na criação do Sistema é composta por Marcia Siqueira Donha Vojciechowski (COSIN-A2), Elisa Terumi Rubel (COSIN-A2), Vanessa Martins Raymundini Koppe (COSIN-A2), Rodrigo Marra do Amorim (COSIN-A2), Joel Luis de Oliveira Coelho (COSIN-B2), Holiwod Borges Alves Ribeiro (COSIN-A2), Valdinei Tavares dos Santos (COSIN-A2), Alailson Bolzon Alonso (COSIN-B2), Ezequiel Jonacir Mazza (COSIN-A2), Tania Mara Vostoupal (Gerente de Projeto e Coordenadora da COSIN-B2), Marcio Luiz Hein (Coordenador da COSIN-A2), Maria Teresa Rodrigues Pahl (Gerente da GSI- B) e Valter Schastai (Coordenador de Atendimento).