Novo aplicativo Paraná Mais Verde facilita o acesso a mudas nativas dos viveiros florestais do Estado

Com a participação da Celepar, app foi desenvolvido pelo Instituto Água e Terra e integra projetos de transformação digital do Governo do Estado. Com ele, qualquer cidadão pode solicitar até 100 mudas por ano e ter seu pedido aprovado automaticamente.
Publicação
04/04/2022 - 17:53
Editoria

O Governo do Paraná lançou o aplicativo Paraná Mais Verde para facilitar e agilizar o acesso da população às mudas produzidas pelos viveiros do Estado. Pelo app é possível solicitar mudas nativas, identificar plantas e conhecer as espécies nativas produzidas pelo IAT. A ferramenta também garante interatividade com os paranaenses, pois é possível postar as fotos dos plantios. É gratuito e poderá ser baixado, em breve, nas lojas Google Play e Apple Store, mas já pode ser acessado por este link.

Criado pelo Instituto Água e Terra o aplicativo foi lançado dia 22 de março em evento no viveiro florestal do IAT no Guatupê, em São José dos Pinhais. No encontro houve também plantio de mudas nativas. A nova ferramenta está alinhada ao Plano de Governo de transformação digital para facilitar o acesso da população aos serviços do Estado. Esta iniciativa também teve a participação da Celepar na integração com o sistema Restauração Florestal, desenvolvido pela companhia.

Assim, com o app, qualquer cidadão pode solicitar pelo até 100 mudas por ano e ter seu pedido aprovado automaticamente. Nos casos de pedidos acima de 100 mudas, haverá análise técnica para validá-los, conforme dispõe a Portaria IAT nº 386/2020.

Governo retoma projeto para regulamentar ecoturismo em Unidades de Conservação

O IAT possui 19 viveiros e dois laboratórios de sementes que produzem cerca de 3 milhões de mudas ao ano de 100 espécies diferentes, inclusive ameaçadas de extinção, como peroba-rosa, araucária e imbuia. Na solenidade de lançamento, o IAT homenageou funcionários que contribuem para a coleta e beneficiamento de sementes e a produção das mudas. Também firmou o primeiro Protocolo de Intenções para a ação “Apoie um Viveiro”, criada para receber doação de bens, insumos ou serviços que atendam às necessidades dos laboratórios de sementes e viveiros de produção de mudas nativas.

Para o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, o primeiro passo para conservar e preservar o meio ambiente é o ato de plantar árvores nativas. “Criamos um conceito no Paraná. Quem nos oferece a perna e o braço para plantarmos é a sociedade, que já percebeu a importância desse ato”, destacou.

Desde 2019, mais de 5,5 milhões de mudas foram distribuídas pelo órgão ambiental. Plantadas, elas representam o reflorestamento de uma área equivalente a 3,3 mil campos de futebol (3,3 mil hectares). Uma das ações previstas no Programa Paraná Mais Verde é o plantio de mudas em datas comemorativas, como nesta terça-feira, Dia Mundial da Água. Até o final do ano, estão previstos plantios de mais 1 milhão de mudas somente nessas datas.

Inovação

 A criação do aplicativo do Programa Paraná Mais Verde faz parte do processo de transformação digital do órgão ambiental do Estado para envolver toda a comunidade paranaense no reflorestamento ambiental. “A construção de soluções no IAT tem sido uma constante nesses últimos três anos”, afirmou o diretor-presidente do Instituto, Everton Souza.

De acordo com ele, a incorporação do órgão na Sedest levantou compromissos com a sociedade e os funcionários, sendo um deles a transformação digital. “Era necessário evoluir nos processos, aumentar a velocidade e darmos respostas para os paranaenses em relação ao funcionamento do Instituto, além de proporcionar para a nossa equipe técnica melhores alternativas de respostas e soluções”, completou.

Restauração Florestal

 A melhoria da gestão ambiental relacionada à restauração florestal é um dos processos incluídos no âmbito do i9 Ambiental (Inovação Ambiental do Paraná), programa desenvolvido pelo IAT para modernizar e unificar dados a fim de agilizar processos relacionados à gestão ambiental, de recursos hídricos e territoriais.

No módulo “Identifique sua espécie” o usuário terá acesso ao projeto “Detetives da Natureza do Paraná”, do Inaturalist, que permite compartilhar imagens da planta encontrada e descobrir mais sobre a espécie.

Atuação da Celepar

A Celepar participou na integração do aplicativo com o sistema Restauração Florestal (RF), desenvolvido pela companhia. O RF, inclusive, possibilita o controle da produção e distribuição de mudas e sementes pelo IAT, bem como a gestão de seu estoque de viveiros. Outras  funcionalidades são a solicitação de mudas e sementes de forma online, e o trâmite no órgão responsável pelas complementações técnicas e a aprovação do requerimento de mudas.

Vale lembrar que o fluxo de aprovação de requerimentos acima de 100 mudas e o controle de estoque continua funcionando no sistema Restauração Florestal.

Apoie um viveiro

A ação Apoie um Viveiro também integra o Paraná Mais Verde e busca fortalecer a produção de espécies nativas e as ameaçadas de extinção, além de promover a educação ambiental e melhorias de infraestrutura e manutenção dos viveiros estaduais.

Ela foi criada para receber doação de bens, insumos ou serviços que atendam às necessidades dos laboratórios de sementes e viveiros de produção de mudas nativas. A doação, conforme Chamamento Público nº 01/2022, pode ser feita por pessoas físicas e jurídicas de direito privado, nacionais ou estrangeiras. O Edital de Chamamento Público está aberto para apresentação de propostas até o dia 14 de outubro de 2022. As atividades propostas no plano de trabalho poderão ser executadas pelo apoiador ou através de contratação.

No dia 22 de março o IAT firmou o primeiro “Protocolo de Intenções” com a Coopertradição, cooperativa sediada em Pato Branco, no Sudoeste do Estado, que se torna a primeira instituição interessada em apoiar os viveiros. Atualmente, são mais de 1.870 associados.

Fonte: Agência Estadual de Notícias/Sedest