Novo eProtocolo do Paraná traz mais acessibilidade, transparência e modernização 11/09/2025 - 17:24

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Administração e da Previdência (Seap), em parceria com a Celepar, lançou uma nova versão do eProtocolo com foco em acessibilidade, experiência do usuário e modernização dos serviços públicos. O anúncio ocorreu em Curitiba, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR), em evento marcado pela abertura da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que ocorreu entre os dias 21 e 28 de agosto.

O sistema reúne todos os protocolos eletrônicos de documentos governamentais, acelerando o fluxo de informações entre órgãos e facilitando o acesso tanto para servidores quanto para cidadãos. A gestão centralizada permite padronização, rastreamento e transparência nos processos.
“Os sistemas de gestão do Estado estão sempre em atualização, de acordo com as demandas de trabalho e, nesse caso, também da sociedade. Melhorar a acessibilidade e a integração do eProtocolo é aumentar a inclusão e a cidadania que ele ajuda a exercer, porque precisamos garantir o avanço da tecnologia sem excluir nenhum usuário”, afirmou Luizão Goulart, secretário estadual da Administração e da Previdência.


Novidades voltadas à acessibilidade: entre os novos recursos implementados no eProtocolo, destacam-se:

•  Interface responsiva, adaptada para celulares e dispositivos diversos; 
•  Navegação inclusiva embasada em padrões W3C; 
•  Modo noturno para aumentar o contraste entre texto e fundo, ajudando quem tem baixa visão; 
•  Tela inicial mais limpa; 
•  Filtros de busca avançados, registro de histórico de uso e possibilidade de acesso rápido aos processos já consultados ou movimentados;
•  Integração com mais de 100 sistemas do Estado;
•  Transparência no rastreamento de trâmites e ações;
•  Controle de acesso inteligente por perfil de usuário.

Com o propósito de atender às boas práticas do Conselho Nacional de Arquivos (Conarq), o novo eProtocolo foi desenvolvido com a participação de entidades como o Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência (Coede) e a Comissão Permanente de Acessibilidade do Governo do Paraná.
“É um trabalho interdisciplinar, com participação de diversos órgãos e entidades, com principal foco de aumentar a acessibilidade. Não só pelo lado normativo, técnico, mas também pelo respeito aos usuários. O eProtocolo tem que garantir autonomia e liberdade para quem trabalha com ele e, especialmente, com essas novidades, às pessoas com deficiência visual, servidores ou cidadãos”, reforçou Talita Arantes, responsável pela Gestão Centralizada do Sistema eProtocolo

Impacto e números: O novo eProtocolo já opera com grande escala: são mais de 465 mil usuários ativos e mais de 8 milhões de processos digitais processados até agora. Entre as demais métricas destacam-se: diariamente são feitos cerca de 8 mil protocolos, 110 mil arquivos inseridos, 100 mil downloads; além de diferentes tipos de assinaturas eletrônicas.

GALERIA DE IMAGENS