Novo módulo de sistema da Adapar automatiza e facilita serviços agropecuários

O sistema chamado de Rede Estadual de Informações em Defesa Agropecuária (Reida) recebeu melhorias que afetam o faturamento das Guias de Trânsito Animal (GTA).
19/10/2021 - 16:59

Está em vigor, desde o início deste mês de outubro, o novo módulo da Rede Estadual de Informações em Defesa Agropecuária (Reida), que tem como principal objetivo automatizar o faturamento das Guias de Trânsito Animal (GTA) da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar).

Essas guias são emitidas para a realização do abate dos animais, e os abatedouros precisam confirmar o recebimento de cada animal, sejam eles do Estado ou de outras regiões, através do sistema de confirmação de GTA. As atualizações agora permitem que os abatedouros consultem faturas e boletos, além do pagamento na mesma plataforma.

No primeiro mês de funcionamento, foram emitidas 235 faturas, contabilizando cerca de 70 mil Guias de Trânsito Animal, permitindo à Adapar acompanhar o valor mensal e acumulado a receber, os pagamentos realizados e os valores pendentes de pagamento para cada abatedouro.

Mais facilidade

A melhoria do módulo facilitou o gerenciamento financeiro dos serviços de taxas relacionadas ao abate de animais, e foi possível através da parceria da Celepar com a Adapar, a partir da integração de diversos sistemas, que foram responsáveis pela emissão das Guias de Trânsito Animal do Paraná, pelo registro de trânsito animal e pela confirmação de GTA.

Sistema Reida

A Rede Estadual de Informações em Defesa Agropecuária (Reida) centraliza os cadastros e processos de pessoas físicas e pessoas jurídicas, de profissionais, empresas e suas manutenções, além da emissão de certificados para pessoas e empresas, produtores, propriedades, Programa Nacional de Agricultura Familiar (PRONAF), regionais, autos de infração e toda a parte financeira como emissão de boletos e taxas. Os demais sistemas da Adapar estão integrados ao Reida, de acordo com sua área, para consumo destas informações.

Outros sistemas envolvidos

Essa iniciativa envolve também outros sistemas desenvolvidos pela Celepar, que auxiliam na emissão e também registro do trânsito de animais no Estado.

Sistema de Defesa Sanitária Animal (SDSA)

Responsável pela emissão do Guia de Trânsito Animal (GTA), é o maior sistema da Adapar e centraliza os processos da Defesa Animal. Dentre as informações que a solução armazena e possibilita o gerenciamento, estão as explorações pecuárias de interesse da Adapar, como quais espécies (bovina, bubalina, aves, entre dezenas de outras categorias), propriedades de produtores, saldo de animais, certificações e habilitações necessárias, área livre de febre aftosa, controle de doenças, geoprocessamento. Está integrado ao Reida, e-Protocolo, Central de Segurança e também à Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA), esta última, vinculada ao governo federal.

Sistema de Trânsito Agropecuário (SISTRAN)

A solução mantém os registros de trânsito de animais, de produtos de origem vegetal e de produtos de origem animal no estado do Paraná. Para conseguir o título de área livre de febre aftosa, uma das exigências foi a criação de corredores sanitários para o trânsito de animais de outros Estados pelo Paraná, e este controle é feito no SISTRAN. O sistema está integrado ao Reida, SDSA, Central de Segurança e à plataforma de gestão agropecuária (PGA).