Novos integrantes da CIPA recebem treinamento na Celepar 12/05/2014 - 18:30

Com o objetivo de proporcionar conhecimento para a nova gestão da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), a Celepar realizou treinamento com conteúdos voltados à qualidade de vida, primeiros socorros e prevenção de incêndios. Esta capacitação ocorre anualmente, sendo renovada em virtude de eleições.

“O curso teve o intuito de promover a qualidade de vida no ambiente corporativo, aplicando a legislação de segurança e medicina do trabalho, melhorando a cultura interna da empresa e fortalecendo o valor da saúde do trabalhador”, palavras do instrutor Gabriel Grabner dos Santos, ele explicou os benefícios que o treinamento trouxe aos membros da CIPA. “O aprendizado pode evitar passivos trabalhistas e desenvolver senso crítico nos cipeiros para facilitar a identificação de pontos críticos para implantar melhorias”.

De acordo com o representante do Serviço Especializado em Segurança do Trabalho (SESMT), Horácio Teixeira, a CIPA e o SESMT atuam como parceiros em diversas atividades inerentes à prevenção, no sentido de apoiar o desenvolvimento da segurança e saúde no trabalho. Teixeira reforçou a importância da ferramenta de Quase Acidente (QA), disponível na intranet da Celepar. “Esta solução nos possibilita investigar incidentes para que possamos corrigir as falhas detectadas e, com isso, evitar os acidentes propriamente ditos do trabalho”.

O vice-presidente eleito da CIPA, Gastão de Oliveira, explicou a sua visão do curso. “O treinamento realizado pela Occupare e ministrado pelo Gabriel Grabner dos Santos teve um foco diferente do ano anterior. Entretanto, bem mais aproximado as características da Celepar. A legislação e organização das CIPA's foram fortemente debatidas, o que comprova a grande responsabilidade do nosso trabalho em promover a prevenção de acidentes e a qualidade de vida dos nossos colegas”.

Representante do núcleo regional de Cascavel, Gilberto Gonzaga também explicou a sua visão sobre o treinamento, bem como o papel das regionais neste processo. “O curso foi muito importante, principalmente para as regionais, pois temos noções de primeiros socorros e prevenções de acidentes, preparo que nos capacita para atuarmos em situações de revés. Essa experiência recebida será passada ao pessoal da regional, já tivemos situações de incidentes e acidentes no trabalho e conseguimos tratar da forma adequada, minimizando consequências”.

GALERIA DE IMAGENS