O carinho de quem ensina e o carinho de quem aprende 11/07/2014 - 17:30

Mais uma capacitação do Projeto de Inclusão Social da Pessoa Idosa foi realizada pela Celepar. Como nas anteriores, os alunos, pessoas com idade superior a 60 anos, saíram satisfeitos. Além das palavras de carinho que dirigem à equipe da Celepar (instrutor e monitores) na hora em que recebem o certificado, o largo sorrido de cada um fala mais alto. Fala do agradecimento pelo que aprenderam e, acima de tudo, do agradecimento pela forma carinhosa como foram acolhidos.

O curso de Acesso à Internet e Redes Sociais foi realizado de 07 a 10 de julho, no Colégio Estadual Manoel Ribas, no Bairro Prado Velho, em Curitiba.

Depoimentos de alunos

“Pela primeira vez na vida mexi em computador e perdi o medo. O curso foi ótimo e espero continuar aprendendo e incentivar outras pessoas, principalmente a minha esposa, Isabel, que aprenda a mexer com o computador também. Valeu a pena e agradeço a equipe de professores.”

Orlando Alves Ribeiro, 66 anos, aposentado

“Foi ótimo retornar ao colégio e sentar como aluna na sala de aula. Eu já tinha alguma noção do computar, mas vim para “estar no clima”, para tirar as dúvidas do que já sabia. O curso serviu muito mesmo. Inclusive, convidei outras pessoas a participarem, mas elas preferiram ficar em casa, perdendo uma oportunidade a mais para aprender. Vou continuar aprendendo e incentivando outras pessoas a aprenderem a mexer com o computador.”

Acionir Gomes Ferreira, 72 anos, professora aposentada do Colégio Estadual Manoel Ribas

“Nunca tinha tido experiência com o computador, esta foi a primeira vez. Perdi o medo de mexer nesta máquina, já é um começo. Vou continuar outras capacitações, sou muito curioso. O curso foi muito bom.”

José Alves de Oliveira, 65 anos, metalúrgico aposentado.

“Tenho em casa um computador, mas nunca sentei na frente dele. O equipamento mais automático que já mexi foi a máquina da caixa registradora em um hotel onde trabalhei, inclusive vi lá se hospedarem cinco ex-presidentes do Brasil. O que mais me interessava era entrar na internet e aprendi. Agora, em casa, o filho pode ajudar a gente a tirar dúvidas. O pessoal da Celepar está de parabéns.”

Eugênio Silveira Seguatta, 79 anos, aposentado

“Foi uma emoção muito grande voltar à sala de aula aqui no colégio onde trabalhei. Me senti meio criança. Tudo no computador e internet é interessante para aprender, os macetes, os atalhos. Os professores tiveram muita paciência. Eu já estava quase procurando uma professora particular. O nível dos professores da Celepar fez a diferença. Valeu e muito a pena!”

Cirina da Cunha, 71 anos, pedagoga aposentada do Colégio Estadual Manoel Ribas

A fala dos professores

"Neste curso pudemos auxiliar as pessoas idosas a romperem barreiras que parecem ser impossíveis diante da informática. Com dedicação e carinho, superam-se as  dificuldades e logo temos cliques de mouse, e teclas pressionadas sem medo. Isso é muito gratificante.”

Luiz Frederico Gaertner (DINUC)

"Muito prazeroso ver a satisfação e a alegria dos participantes, tenho muito prazer em poder auxiliar na formação dessas pessoas, acredito que todo mundo deveria ter essa experiência."

Vinicius Augusto Moura (COACO)

“É gratificante ver as pessoas que chegam a um curso sem saber ligar uma máquina, e ao final ter uma visão do que é a internet, enviar e-mail, bem como localizar pessoas no facebook.”


Luiz Carlos de Lima (COENG)

“Foi um privilégio participar desse projeto. Doando apenas um pouco do nosso tempo, ajudamos pessoas a terem acesso a um mundo totalmente novo e desconhecido para elas. Foi muito gratificante.”

Juliana Bortolan (COACO)

GALERIA DE IMAGENS