Outubro Rosa termina na Celepar com atividades de prevenção do câncer da mulher e do homem 31/10/2012 - 18:40

Aproveitando o Outubro Rosa, a Celepar, por meio do Programa de Bem com a Vida, organizou uma atividade voltada à orientação da mulher e do homem, principalmente em relação à prevenção do câncer, com palestras educativas e dinâmicas de grupos. O palestrante foi o enfermeiro Alexandre Cristiano Mattos, analista de gestão de contratos e da atenção à saúde.

“Pequenas atitudes promovem grandes mudanças em nosso corpo”, foi a frase mais ouvida pelos participantes que também puderam verificar as medidas biométricas, como pressão arterial, circunferência abdominal e peso. A promoção foi da Celepar que contou com o apoio da Fundação Celepar (Funcel) e da Unimed Curitiba.

Ações como estas, de acordo com o presidente Jacson Carvalho Leite, tem por objetivo levar uma maior conscientização aos empregados quanto aos cuidados fundamentais que devem ser observados no dia a dia para a manutenção da boa saúde. O Programa de Bem com a Vida integra a gerência de recursos humanos, vinculada à diretoria administrativa-financeira da companhia.

Outubro Rosa

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos. A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org).

A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.

A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.

GALERIA DE IMAGENS