Paraná firma cooperação com Fiocruz para fortalecer implementação da Agenda 2030

Parceria também envolve a Celepar para atingir metas estabelecidas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Publicação
12/11/2021 - 17:12
Editoria

A convite do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social do Paraná (Cedes) a Celepar esteve presente nos encontros com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para articulação e parceira do Paraná para implementar ações voltadas ao alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Na oportunidade foram apresentadas as ações da companhia em prol dos ODS como Portal de Boas Práticas ODS, os projetos ODS & Arte e Eu faço ODS & Arte e o BI Paraná de Olho nos ODS, e sua ferramenta Missão ODS, para a tomada de decisão dos gestores em balizados em dados reais dos seus órgãos e municípios. 

“Pensar os ODS já uma realidade vigente na Celepar desde setembro de 2015 quando essa Agenda foi proposta o mundo, inclusive tendo como um dos grandes mentores no Estado, o ex-secretário e atual governador Carlos Massa Ratinho Junior, pois acreditamos que esses 17 objetivos são um importante caminho para construir o mundo que almejamos e temos certeza que essa parceria com a Fiocruz e o uso inteligente e assertivo da inovação e tecnologia são elementos determinantes para essa conquista”, afirma Leandro Moura.

Educação

Um dos focos do encontro foi a educação do Estado. Seus principais programas e janelas de oportunidade foram apresentados por Thiago Lima Teixeira, chefe do Núcleo de Planejamento Setorial da Secretaria estadual de Educação e do Esporte. Ele destacou como as ações da pasta abarcam diferentes ODS — seja na matriz curricular, seja nos programas executados pela pasta.

Saúde

Na quarta-feira (10), as agendas englobaram ações da Secretaria de Estado da Saúde, da Secretaria de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes; da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, da Celepar, do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), do Tribunal de Contas do Estado, além de iniciativas da própria Fiocruz que poderão ser compartilhadas com o Paraná.

ODS

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) compõem o documento chamado Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável – uma agenda global assinada pelas Nações Unidas para guiar novas políticas públicas e o engajamento da sociedade como um todo, estimulando processos de governança sustentável e o estabelecimento de bancos de boas práticas entre os países até 2030.

Ela apresenta 17 ODS que abrangem os principais aspectos da sociedade. Entre os objetivos, estão a erradicação da pobreza, da fome, a promoção da igualdade de gênero, o estabelecimento de energia renovável e acessível, educação de qualidade, a promoção da inovação, o crescimento econômico, o estabelecimento de parcerias, entre outros. A proposta é que sociedade, empresas, academia e governo atuem juntos para cumprir os objetivos.