Paraná se destaca como Estado ágil e descomplicado na abertura de empresas

Sistemas e dados da Celepar auxiliam na desburocratização
Publicação
11/08/2023 - 17:38
Editoria

No cenário empreendedor brasileiro, o Paraná emerge como um protagonista na simplificação e agilização do processo de abertura de empresas. Ao lado do Piauí e Roraima, o Estado ocupa o segundo lugar no ranking de agilidade, exigindo apenas 12 horas para tornar realidade o sonho do empreendedorismo. Bahia lidera com 9 horas, porém os números da terra paranaense são superiores na quantidade de novas empresas, conforme dados da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).

No último mês de julho, o Paraná celebrou não apenas sua posição de destaque, mas também a conquista de desburocratizar com eficiência. 24.610 empresas que abriram as portas no Paraná. “Não se trata apenas de rapidez, mas também de um ambiente favorável para a concretização dos negócios”, informou o CEO da Celepar, Gustavo Garbosa. Vale lembrar que em relação ao ano passado, houve um aumento de 2,9% da quantidade de novas empresas no Estado, pois foram criadas 23.894 em 2022.

Mais números

No Brasil, o tempo médio de abertura de empresas, em julho, foi de 1 dia e 9 horas (33 horas), com o movimento de 67.898 processos. O tempo do Paraná é bem superior aos demais estados do Sul: Rio Grande do Sul ficou com 14 horas no mês e Santa Catarina com 1 dias e 12 horas.

O papel da tecnologia

Um fator que impulsiona a rapidez do Paraná em abrir portas para novos negócios é o programa de governo Descomplica Paraná, que engloba diversos serviços e órgãos estaduais, e nasceu fruto do uso de metodologias ágeis e sprints por especialistas na Celepar.

Segundo Garbosa, “a chave para esse sucesso está na colaboração entre a iniciativa privada e a tecnologia, oportunidade em que a Celepar desempenha um papel fundamental nesse cenário. A nossa experiência em desenvolver soluções digitais abriu caminho para a criação do Descomplica Paraná, ambicioso projeto do Governo estadual voltado para desburocratizar e agilizar a abertura de empresas”.

Outro fator em que a Celepar está envolvida é a integração e otimização dos sistemas desenvolvidos pela empresa. Três sistemas em particular ganham destaque nesse contexto:

Sistema de Gestão Ambiental (SGA)

Uma das principais soluções tecnológicas desenvolvidas pela Celepar em parceria com o Instituto Água e Terra (IAT, vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo (Sedest) é o Sistema de Gestão Ambiental (SGA), desde 2014, a solução recebe constantes evoluções e atua em diversas linhas de licenciamentos ambientais, estes englobam mais de 1000 atividades econômicas, com destaques para comércio, serviço, indústria, agropecuária e também gestão de resíduos.

Os principais usuários deste sistema são órgãos que apoiam ou fiscalizam licenciamentos ambientais, prefeituras, Instituto Água e Terra (IAT) e representantes de empreendimentos.

Sistema Estadual de Informação em Vigilância Sanitária (SIEVISA)

O controle de qualidade e segurança é fundamental para o ambiente de negócios. O SIEVISA, desenvolvido pela Celepar, contribui para a vigilância sanitária, unindo a tecnologia com a saúde pública de forma segura, etapas que são necessárias para criar empresas no Estado.

PrevFogo

Através do sistema desenvolvido pela Celepar, empresas podem obter licenças e autorizações vinculadas ao Corpo de Bombeiros de forma eficiente e segura, sem a necessidade de deslocamento até uma unidade do órgão. O processo é realizado de forma digital pelo empreendedor no portal do Corpo de Bombeiros, e agiliza as vistorias e licenças necessárias para a abertura de novas empresas. Este sistema, inclusive, está em reformulação para trazer ainda mais benefícios aos bombeiros e aos empreendedores no Estado.

Programa

O programa Descomplica Paraná, iniciativa do Governo do Estado, foi criado para simplificar a vida dos empreendedores. Ele tem três vertentes: liberação do CNPJ e das autorizações para empresas de baixo risco em menos de 24 horas; soluções para fechamento de empresas, e a instalação de um comitê permanente de desburocratização com a participação da sociedade civil.

Parcerias

Além da Celepar, compõe o grupo de parcerias nesta iniciativa a Casa Civil, as Secretarias da Fazenda e do Planejamento, além de entidades representativas da sociedade civil (CAU, CREA, CRC, Sescap, CRA, AMP, Assembleia Legislativa, Junta Comercial, Sebrae, Vigilância Sanitária, Bombeiros, Receita Estadual, IAP, Fenacom, Fecomércio, Faep, Fiep, Faciap, Fecoopar, Fetranspar, ACP e Ocepar).