Parceria Celepar e Paróquia N.S. da Visitação levou curso de informática ao Bairro do Boqueirão 16/07/2015 - 17:07

Ações como ligar e desligar o computador, mandar um e-mail, navegar pela internet e fazer amigos pelas redes sociais, simples para alguns, ainda são consideradas tarefas difíceis para muitas pessoas.

Justamente para quebrar esta barreira, eliminar o medo do primeiro contato com o computador, que a Celepar está levando à população com idade superior a 60 anos o Curso de Acesso à Internet e Redes Sociais, que é gratuito. Este projeto, “de atualização dos conhecimentos junto a quem já conhece muito pelo próprio caminhar da vida”, como define o presidente Jacson Carvalho Leite, tem como carro-chefe a inclusão social por meio das ferramentas de tecnologia da informação e comunicação.

Numa parceria com a Paróquia Nossa Senhora da Visitação, no Bairro do Boqueirão, 42 pessoas daquela comunidade participaram do curso na semana de 07 a 10 de julho, distribuías em turmas pela manhã, das 08h30 às 11h30 e no período da tarde, das 14h00 às 17h00, totalizando 12 horas/aula.

A Paróquia cedeu a sala de aula e o acesso à internet e, em contrapartida, a Celepar entrou com os computadores (notebooks), as apostilas, os certificados e os instrutores do curso, em número de quatro.

Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Visitação, padre Mário Renato Barão Filho, ficou feliz com o resultado desta parceria muito bem acolhida pela comunidade. As portas da Paróquia, de acordo com ele, estão abertas para que a Celepar realize novos cursos na área de informática, e acrescentou: “fazer o bem sempre gratifica”.

Continuidade

Ao agradecer ao padre Mário, Jacson Leite assegurou que esta foi apenas a primeira de uma série de novas parcerias voltadas à inclusão social e digital da pessoa idosa, que em datas oportunas vão ocorrer na Paróquia. Uns dos objetivos desta qualificação promovida pela Celepar, como explicou o presidente, é permitir que o cidadão tenha acesso aos serviços públicos que o Governo do Estado disponibiliza pela internet.

Para o coordenador do Programa de Inclusão Social da Pessoa Idosa na Celepar, Eriel Macuco Filho, o resultado no Boqueirão superou as expectativas. A intenção, como explicou, é ampliar as parcerias com igrejas e associações de bairros, para que esta capacitação chegue cada vez mais perto das comunidades, das pessoas idosas, razão deste trabalho que a companhia realiza.

“Gratificante”. Com esta palavra, Dircélia Maria Alessi, uma das instrutoras do curso, definiu a satisfação da equipe da Celepar que atuou no curso. Ela conta que esta gratificação se dá na medida em que eles observam o progresso dos alunos que chegam sem saber ligar o computador e saem conversando com parente e amigos pela rede social. Além dela atuaram na instrutoria, Luis Carlos de Lima, Rogers de Oliveira Pires e Michael Mota de Oliveira.

Na noite de sexta-feira (10), ocorreu na Paróquia Nossa Senhora da Visitação a cerimônia de entrega de certificados. Mesmo com a forte chuva, a maioria participou e, sem dúvida, foi um momento de muita alegria, de descontração e de confraternização que, ao final, culminou com um lanche organizado pelas próprias alunas. E, diga-se de passagem, cozinheiras de mão-cheia.

Mutirão no Boqueirão

Vale destacar em dezembro de 2013, de 09 a 13, a Celepar realizou um verdadeiro mutirão no Bairro do Boqueirão, quando 70 pessoas participaram do curso de Acesso à Internet e Redes Sociais. Ao mesmo tempo, as aulas aconteceram nos colégios estaduais Polivalente, Roberto Langer Júnior e Santo Agostinho. A Cerimônia de entrega de certificados ocorreu no dia 16 de dezembro, no auditório do Colégio Estadual Victor Ferreira do Amaral.

Depoimentos dos alunos

Já tinha mexido no computador. Mas ele quebrou e fiquei sem mexer. Tinha que começar de novo. Gostei muito do curso, dos professores que trataram a gente muito bem. Isso é muito melhor do que ficar em casa. A ideia de escrever Celepar no bolo foi uma forma de homenagear a equipe da companhia que esteve aqui ensinando a gente”.

Marilene de Souza Neves, 65 anos.

“O curso foi uma beleza. Nossa, foi muito bom. Tenho em casa um computador, mas não tenho a internet. Agora vou providenciar o acesso à internet. Não sabia nem ligar o computador, tinha medo. Amei a oportunidade dada pela Celepar. Não estou trabalhando e não sou aposentadoria, portanto não teria condições de pagar um curso. A atenção dos professores foi ótima”.

Josefina Augusta Gabriel (Jo), 63 anos.

“Eu já tinha uma pequena noção de computador. Mas o que aprendi aqui foi muito importante para mim. Não sabia nada de e-mail. Foi ótimo para mim, pois pude esclarecer dúvidas. A equipe da Celepar que atuou aqui foi muito gentil. Todos estão de parabéns!”

Edely Peres Lopes, 62 anos.

“O curso abriu caminhos para eu usar o computador. Gostei dos professores que utilizaram uma didática muito boa para ensinar.”

Fernandina Goulart, 73 anos.

“Achei o curso excelente. Se tiver outros por aqui quero participar de novo. Valeu muito mesmo. Deveria ter mais cursos como este.”

Maria Lúcia Costa, 58 anos.

“Primeira vez que eu mexo com o computador. Achei bom. Quem não sabia, aprendeu. Se tiver novos cursos, eu participo.”

José Maria Ribeiro, 69 anos.

“Achei bom. O que aprendi foi maravilhoso.”

Herondi dos Santos, 61 anos.

“Nunca tinha mexido no computador. Ganhei um tablete de presente e comecei a mexer aqui na aula. O curso foi muito bom, gostei pra caramba.”

Antonio Sanchez Rodriguez, 69 anos.

GALERIA DE IMAGENS