Parceria entre Celepar e Procon-PR garante agilidade ao consumidor paranaense 06/10/2015 - 17:30

O case de Business Intelligence (BI) Procon-PR em Números desenvolvido pela Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos e a Celepar atingiu 19 mil acessos em setembro, mesmo mês em que o Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR) celebrou os 25 anos de história do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Lançado em junho deste ano, o sistema possibilita aos consumidores acompanhar diariamente as reclamações da população, bem como o comportamento dos fornecedores de produtos e serviços.

A diretora do Procon-PR, Claudia Silvano, explicou que essa ferramenta traz ao consumidor informações em tempo real sobre os fornecedores, com índices de reclamações e também soluções, com agilidade e transparência.

Para o presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite, as soluções de tecnologia da informação e comunicação trazem agilidade e modernidade à gestão pública, além de medir a qualidade do serviço público prestado ao cidadão. “O BI é uma ferramenta eficaz e segura, ao mesmo tempo que disponibiliza dados à população, traz informações atualizadas em tempo real aos gestores públicos”. Leite ressaltou ainda, que o sistema possui indicadores de pesquisa, fornecendo auxílio ao cidadão, antes de realizar compras.

Como acessar

Para acessar basta clicar no banner “Procon-PR em Números” disponibilizado nos portais da Secretaria Estadual da Justiça (www.justica.pr.gov.br) e do Procon-PR (www.procon.pr.gov.br).

Formulário

Outra ação desenvolvida pela Celepar foi a aplicação de um formulário para o portal do Procon-Pr, onde são concentradas as reclamações dos consumidores sobre instituições bancárias. As denúncias recebidas receberão tratamento coletivo.

O foco da ação é apurar eventuais irregularidades como recusas de atendimento em caixas com atendentes, filas que submetem os clientes a tempo de espera excessivo e também problemas em atendimentos para pagamentos de boletos antes da data de vencimento.

Recém-anunciada como diretora da Associação Brasileira de Procons (ProconsBrasil), Claudia Silvano explicou que a partir do preenchimento do formulário, o Procon-Pr analisará as informações, e posteriormente encaminhará processos administrativos aos bancos que recusarem o atendimento. Claudia agradeceu à Celepar pela parceria empenhada. “A empresa sempre de uma maneira muito solícita, disponibiliza ferramentas modernas e ágeis para o cidadão reclamar, isso atende a vontade do Governo do Estado”.

Como acessar

Para acessar o formulário, basta entrar no site do Procon-PR http://www.procon.pr.gov.br/, e clicar no banner “Banco – Recusas de atendimento”.

Como funciona

O consumidor deverá informar seu nome, e-mail, nome e endereço da agência bancária e relatar qual a irregularidade encontrada. Poderá ainda anexar documentos, como fotos de filas, cartazes informando o não atendimento, vídeos ou senhas que serão utilizados na abertura do processo administrativo pelo Procon-PR.

GALERIA DE IMAGENS