Pessoa Idosa: mais do que palavras, muito coração na hora dos agradecimentos

12/03/2015 - 18:00
“Estamos aqui para fazer um agradecimento institucional à Celepar e pessoal ao senhor que desde o primeiro momento abriu as portas da companhia e do seu coração para apoiar as ações que realizamos durante a nossa gestão”. Estas são palavras da presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso do Paraná, Bernadete Dal Molin Schenatto, que na manhã desta quinta-feira (12) foi recebida pelo presidente Jacson Carvalho Leite.

Bernadete fez questão de trazer um ofício de agradecimento, no qual também estende a gratidão aos profissionais “Antonio Carlos Schimaleski, pela concepção, construção e coordenação do Projeto de Inclusão Social da Pessoa Idosa, cujos benefícios a cada participante excedem a visão estatística; Valderi Pereira da Silva, pelo atendimento à população idosa mais necessitada, no Mutirão da Cidadania; Eloir José Sbalqueiro, pelo importante papel na divulgação e articulação Cedi/PR e Celepar”.

Bernadete ratificou mais uma vez a importância social do projeto coordenado até o final do ano passado por Schimaleski, que atendeu quase duas mil pessoas entre Curitiba e interior do Estado. “Vale destacar que a Celepar foi até onde este cidadão humilde mora, para levar informações sobre o computador e a internet. Este é o efetivo papel do Estado, que deve estar presente no dia a dia da população com ações de melhoria da qualidade de vida”.

Idealizador do projeto, o presidente Jacson Leite é um defensor da internet como canal de propagação de bons conselhos e experiências de vida que devem ser transmitidos por quem tem boas histórias para contar, no caso o público-alvo desta ação classificada por ele de atualização da pessoa idosa no mercado tecnológico. “Na prática, estamos favorecendo um complemento do acervo de informações junto aos participantes desta capacitação, cujo objetivo é permitir um novo processo de socialização, o virtual”.

O ex-coordenador do projeto na companhia, Antonio Carlos Schimaleski, agradeceu a contribuição de Bernadete à esta iniciativa governamental que tem na inclusão digital um meio para algo maior que é a inclusão social. “Juntos, disse ele, realizamos um aprendizado constante, uma construção coletiva”.

Bernadete Schenatto aproveitou a reunião para passar às mãos do presidente Jacson Leite um exemplar do Plano Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa do Paraná – 2015 – 2018, “para que a Celepar some seus esforços e continue contribuindo para a construção do Paraná que valoriza cada cidadã e cada cidadão em todo processo de vida”.

Bernadete, que transmite no próximo dia 25 a presidência do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso no Paraná, órgão vinculado à Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, esteve na Celepar acompanhada pela vice-presidente Alzenir de Fátima Sizanoski Santos e pelo conselheiro Gilson Fernando Ribeiro. Além de Jacson Leite, participaram da reunião pela companhia Eriel Macuco Filho, Dircélia Alessi, Jose Renato Ferreira dos Santos, Maria Izabel de Paula, além de Antonio Carlos Schimaleski, Valderi Pereira da Silva e Eloir José Sbalqueiro.