Pinhais incentiva inclusão digital de idosos 07/11/2014 - 14:35

Nesta semana, a prefeitura, em parceria com a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), promove uma capacitação com a melhor idade de Pinhais. Nela, os participantes terão noções gerais sobre informática e a respeito das mídias sociais. A iniciativa, que faz parte do Projeto de Inclusão Social da Pessoa Idosa, é promovida no complexo Caic, localizado no Bairro Maria Antonieta.

De acordo com a secretária de assistência social, Rosângela Batista, esta é uma oportunidade de proporcionar a população o aprofundamento dos conhecimentos. “No mundo em que vivemos é muito importante acompanhar a evolução da tecnologia e saber usá-la para o entretenimento e bem-estar. Esta será uma semana muito proveitosa e tenho certeza de que sairão daqui com muitas informações”, ressalta.

Para o coordenador do projeto, Antônio Carlos Schimaleski, este tipo de inclusão é prevista no Estatuto do Idoso. “O código prevê em um dos seus artigos que é obrigação do poder público fornecer informações, inclusive tecnológicas, à pessoa idosa, por meio da realização de cursos com conteúdos adaptados, de forma a familiarizá-los com os recursos de computação”, explica.

Importante também neste processo é a ampliação da rede de relacionamentos da população idosa. Segundo Mercedes de Andrade, 67, a iniciativa lhe traz benefícios no que diz respeito ao aperfeiçoamento dos conhecimentos. “Quero aprender mais sobre como manusear o computador. Participo de uma rede social e isso me torna mais próxima das pessoas”, afirma.

Para Laura de Miranda Leodoro, 71, esta é a primeira experiência a frente da máquina. “Estou bastante ansiosa, pois nunca usei um computador. Espero conseguir compreender o que me for passado e partir disso chegar a me comunicar com outras pessoas utilizando este equipamento”, comenta.

Fonte: Prefeitura de Pinhais.

GALERIA DE IMAGENS