População de Morretes ganha primeiro Espaço Cidadão 10/12/2015 - 16:35

O Governo do Estado inaugurou o primeiro Espaço Cidadão do município de Morretes, cidade do litoral paranaense. O telecentro, voltado para a inclusão digital e o aperfeiçoamento profissional de jovens e adultos, foi instalado na Associação de Moradores da América de Baixo, América de Cima, Marumbi, Fartura e Pantanal (Amantanal) e tem capacidade para atender 100 pessoas por dia.

A inauguração ocorreu na noite de sexta-feira, 04 de dezembro, logo após a posse da nova diretoria da Amantanal, presidida pelo médico Paulino Iwane Kotaka, que substituiu a Jahyr Tonetti. Doutor Paulino, como carinhosamente é chamado, agradeceu ao Governo do Estado, representado no ato pelo secretário para Assuntos Estratégicos, Flávio Arns, à Celepar e à prefeitura de Morretes que, por meio de parceria, viabilizaram o telecentro àquela associação.

O Espaço Cidadão, como explicou o secretário Flávio Arns, tem dois pilares fundamentais: inclusão digital e serviços de governo eletrônico. Além disso, Arns falou sobre a possibilidade de ocorrem cursos a distância à população daquela localidade, “dentro da necessidade específica dos moradores da região”.

Na cerimônia, o coordenador do Projeto de Inclusão Social da Pessoa Idosa na Celepar, Eriel Macuco Filho, representou o presidente Jacson Carvalho Leite. Ele, em nome do presidente, assumiu o compromisso de levar no próximo ano novos cursos de acesso à internet e redes sociais aos cidadãos daquela localidade.

Além das 10 máquinas existentes no telecentro, a Celepar vai dispor de mais 25 equipamentos, permitindo a oferta de 35 vagas por período, manhã, tarde e noite. Vale destacar que em dezembro de 2013, foi realizado um curso similar para 31 pessoas da Amantanal, sendo um dos alunos, o presidente da época Jahyr Tonetti.

O coordenador do Governo do Estado para Assuntos do Litoral, Jeferson Oliveira Fonseca esteve presente na solenidade e mostrou interesse em levar o projeto da Celepar aos outros seis municípios do litoral paranaense. O secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Carlos Alberto Gnatta Neto, foi quem representou a prefeitura de Morretes no evento.

Espaço Cidadão

O programa é desenvolvido pela Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos, em parceria com a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) e prefeituras. Somente em 2015, cerca de 420 mil usuários utilizaram os serviços dos 397 Espaços Cidadão presentes em 337 municípios do Estado.

No Espaço Cidadão, são disponibilizados para a comunidade dez computadores com acesso à Internet via fibra óptica. Um funcionário também fica no local para atender os usuários. Além de promover a inclusão digital, o Espaço Cidadão oferece a possibilidade de aperfeiçoamento pessoal e profissional, já que poderá sediar cursos presenciais e a distância.

Os computadores do Espaço Cidadão também permitem o acesso aos serviços básicos do Estado, como informações e consultas para emissão de documentos, serviços de água e luz, Detran Fácil, previdência social, vagas de emprego e programações culturais, entre outros.

GALERIA DE IMAGENS