Prefeitura de Foz do Iguaçu e Celepar lançam oficialmente o projeto Inclusão Social da Pessoa Idosa 31/01/2014 - 19:00

Na manhã dessa sexta-feira (31) o presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite e a secretária da Assistência Social, Família e Relações com a Comunidade, Claudia Pereira, lançaram oficialmente o projeto “ Inclusão Social da Pessoa Idosa” em Foz do Iguaçu. Quem tem idade igual ou superior a 60 anos está sendo convidado a participar do curso de Informática que será realizado no Centro de Convivência do Idoso. No local foi montado um laboratório de informática com 15 computadores para receber os alunos, além de disponibilizar aulas no ônibus da Provopar, equipado com outros 15 computadores.

O objetivo do curso de informática é capacitar o pessoal da terceira idade a realizar pesquisas na internet, utilizar as redes sociais, criar e enviar e-mail. O curso terá uma semana de aula, com duração de três horas diárias. Segundo o presidente Jacson Carvalho Leite,  “na hora em que um idoso aprende acessar a internet e e-mail, facilita a convivência com a família, com os jovens e com a própria sociedade. A grande importância do projeto reside na socialização da pessoa idosa”.

De acordo com a secretária Claudia Pereira, “o curso tem o objetivo de oferecer aos idosos o acesso a tecnologia digital, podendo assim ampliar o entrosamento com a família”.

As inscrições começam na próxima segunda-feira (03) e poderão ser feitas em horário comercial, no Centro de Convivência do Idoso que fica localizado na Praça da Bíblia, no Jardim São Paulo e nos CRAS - Centro de Referência e Assistência Social.

A primeira turma irá atender 90 idosos, que serão divididos em aulas nos períodos da manhã, tarde e noite. A aposentada, Francisca Luiz de Lima, de 65 anos, disse que vai participar . "Assim, posso aprender a mexer no computador e através da internet divulgar o meu trabalho que é o artesanato”.

Após os alunos terminarem o curso, os computadores estarão disponíveis para que os idosos que não têm o equipamento em casa possam utilizá-los. Os instrutores da Celepar virão a Foz para ministrar as primeiras aulas e repassar aos monitores do município a metodologia que deverá ser usada. Cada monitor terá cinco alunos para atender por período.

A inclusão digital traz benefícios em qualquer faixa etária, como acesso rápido à informação, novos conhecimentos, ampliação das redes de relações, conectividade, oferecendo mais autonomia dentro dessa sociedade dinâmica.

Soluções de TIC

No período da tarde, o presidente Jacson Carvalho Leite esteve reunido com o prefeito Reni Pereira e com a secretária Claudia Pereira. Na oportunidade, o tema não foi apenas o projeto de Inclusão Social da Pessoa Idosa, mas também sistemas desenvolvidos pela Celepar e que podem ser aplicados nos municípios paranaenses, no sentido de modernizar a gestão pública municipal.

GALERIA DE IMAGENS