Presidente da Celepar faz palestra sobre investimentos e tecnologia em Curitiba

Um dos destaques do encontro foi a palestra do presidente da Companhia de Tecnologia e Informação do Paraná (Celepar), Allan Costa, que explicou a meta da empresa para os próximos anos, tendo a inovação como o principal caminho
Publicação
05/02/2019 - 15:54
Editoria

Investidores de todo país e do exterior, estiveram em Curitiba, nesta terça-feira (05/02) no Paraná Day, evento promovido pelo grupo XP Investimentos voltado a empresários, representantes do governo do Paraná e presidentes das empresas estatais, com a finalidade de aproximar investidores, do empresariado e de autoridades públicas. O grupo XP entende que o Paraná é um Estado com forte potencial de investimento que poderá fortalecer a economia e gerar mais empregos.

A parceria público-privada do Estado tende a ser um dos grandes destaques do governo, conforme mencionou o governador Carlos Massa Ratinho Junior, na abertura do evento. O governador disse que “hoje o mercado busca boas parceiras e novos investimentos de infraestrutura e o Paraná não pode ficar de fora”.

Um dos destaques do encontro foi a palestra do presidente da Companhia de Tecnologia e Informação do Paraná (Celepar), Allan Costa, que explicou a meta da empresa para os próximos anos, tendo a inovação como o principal caminho. De acordo com Costa, “o Estado tem que facilitar vida da população nos mais diversos setores. Por isso, entende que a principal missão da companhia é fazer com o que o cidadão consiga fazer tudo aquilo que precisa de uma maneira fácil e ágil”.

Costa deixou claro também que a tecnologia já existente tem que mudar o foco, de governo digital para governo inteligente, ou seja, o Estado não só responde aos estímulos como deve se antecipar àquilo que vai acontecer para se posicionar. “Inteligência como serviço é falar em modernização, é falar em futuro, de mercado e de ecossistemas, em que empresas e talentos colaborem no desenvolvimento do Estado”.

O Vale do Silício, na Califórnia, Estados Unidos onde estão situadas várias empresas de alta tecnologia foi um dos exemplos citados pelo presidente da Celepar como modelo a ser observado. “Lá está o que de melhor foi construído no sentido de ambiente ideal para o desenvolvimento de empreendedorismo de inovação e de alto potencial. A meta é fazer com que o Paraná seja o Estado em que os investidores pensem em primeiro lugar”, explicou.

Além de Allan Costa e do governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior estiveram presentes no evento Claudio Stabile, presidente da Sanepar; Daniel Slaviero, presidente da Copel, Omar Akel, presidente da Agepar (Agência Reguladora do Paraná), Eduardo Bekin presidente da Agência Paraná de desenvolvimento, entre outros representantes do Governo do Estado.