Presidente do Cosit, secretário Edson Casagrande vê avanços no uso de soluções de TIC pelo Governo do Estado 26/09/2013 - 17:00

No âmbito do Executivo estadual, os procedimentos de compra, de contratação, de transferência, de doação e de locação, envolvendo bens e serviços da área da Tecnologia da Informação e Telecomunicações, só poderão ocorrer após deliberação do Conselho Estadual de Tecnologia da Informação e Telecomunicações (COSIT). Essa obrigação independe da origem dos recursos e abrange toda a administração direta, os órgãos de regime especial, as autarquias, inclusive as Instituições Estaduais de Ensino Superior, as empresas públicas e sociedades de economia mista e os serviços sociais autônomos com contrato de gestão firmados com o Estado.

Presidido pelo secretário para Assuntos Estratégicos, Edson Casagrande, o COSIT esteve reunido ontem (25) no Centro Integrado de Informações Estratégicas (CIIE) da Celepar. Como explicou Casagrande, esta foi mais uma reunião normal de trabalho, na qual foram observados significativos avanços no uso de soluções de TIC pelo governo, “que estão resultando em economia e eficiência à gestão do Estado e, ao mesmo tempo, em melhores serviços ao cidadão”.

Além de Edson Casagrande, o Conselho Estadual de Tecnologia da Informação e Telecomunicações é composto pelos secretários de Planejamento e Coordenação Geral, Casa Civil, Fazenda, Administração e Previdência, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e Controle Interno. Para suporte técnico e administrativo a suas atividades, o Conselho conta com uma Secretaria Executiva, coordenada pelo presidente da Celepar que responde pela secretaria executiva.

Data Center

Após a reunião do COSIT, o presidente Jacson Carvalho Leite convidou os presentes para conhecerem o novo data center da Celepar que entrou em operação na madrugada da última segunda-feira (23), após a exitosa operação do moving, que migrou 750 equipamentos dos três data centers antigos para a nova e moderna sala cofre, a única de um governo com certificação internacional.

“Sem dúvida, este é um grande avanço tecnológico para o Estado”, destacou Edson Casagrande, presidente do Conselho de Administração da Celepar, salientando que esta obra garante as condições necessárias para que a empresa enfrente com segurança as demandas que serão apresentadas nas próximas décadas. O secretário cumprimentou a diretoria e os empregados pelo sucesso da operação.

A secretária de Administração e Previdência, Dinorah Botto Portugal Nogara, solicitou que constasse na ata de reunião do COSIT votos de congratulações à Celepar pela entrada em operação do novo data center. O secretário chefe da Casa Civil, Reinhold Stephanes observou que o sucesso da operação está no fato de que nem o governo e nem a sociedade foram afetadas pela indisponibilidade dos sistemas no final de semana, “o que demonstra a eficácia da Celepar”.

Em nome dos empregados, Jacson Carvalho Leite agradeceu aos elogios recebidos e disse que este sucesso era compartilhado com cada celepariano. Amanhã (27), será realizado um culto ecumênico na empresa e benção às novas instalações do data center.

GALERIA DE IMAGENS