Primeira turma de inclusão digital da pessoa idosa de Curitiba recebe diploma 11/11/2013 - 17:50

A primeira turma de Inclusão Digital da Pessoa Idosa de Curitiba recebeu nesta segunda feira (11), o diploma na SERC. O Secretario de Relações com a Comunidade, Ubirajara Schreiber, o coordenador do projeto na Celepar, Antônio Carlos Renaud Schimaleski, a representantes das secretaria para Assuntos Estratégicos, Clecy Amadory; do Trabalho, Marli Mussolini; da Família e Desenvolvimento Social Rosane Maciel e a presidente do Conselho Estadual do Idoso, Bernadete Dal Molin, fizeram a entrega dos diplomas para os alunos formandos das turmas que realizaram o curso no Telecentro Dr. Antonio Corat.

Alunos, com idade superior a 60 anos, tiveram a oportunidade de aprender, em 12 horas/aula, as noções básicas do computador, da internet e das redes sociais.
Muito além da aquisição de habilidades e competências no uso de novas tecnologias, os alunos agora possuem condições de ampliar sua rede de relacionamentos, como assegura dona Shirlei Bettio, que usando os conhecimentos que adquiriu no curso, localizou na noite anterior, uma prima cuja existência desconhecia.

Outra aluna, a dona Izabel Irene de Lima, declarou que em sua atividade profissional sempre teve receio de limpar um computador, mas “agora sei que não estraga fácil e não é um bicho de sete cabeças”. Entusiasmada com as possibilidades que a internet lhe dá, faz planos para usar o computador e treinar seus conhecimentos. Dona Irene, como é chamada, deisse que o curso lhe deu a possibilidade de realizar dois sonhos: conhecer o computador e uma pousada.

O senhor Altevir Gama, salientou a importância dos formandos divulgarem o curso para outros idosos de sua comunidade, dando a oportunidade aos mesmos de ampliarem sua visão. “Sou outra pessoa depois do curso”, e agora posso usar o facebook para ter novos conhecimentos e, ainda, exercer a cidadania, acompanhando, avaliando, criticando ou parabenizando os gestores da cidade e do estado. O evento foi tão importante, que ele veio receber o certificado na companhia do neto.

O projeto “Inclusão Digital da Pessoa Idosa” é desenvolvido pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), em conjunto com as secretarias estaduais para Assuntos Estratégicos e de Relações com a Comunidade.

A Celepar responde pela revisão e adequação técnica dos laboratórios de informática destinados aos treinamentos, pela instrutoria e capacitação dos monitores, pelo programa dos cursos, bem como pela oferta do material didático. O suporte operacional no interior está a cargo dos 10 núcleos regionais da companhia.

GALERIA DE IMAGENS