Programa Descomplica Paraná avança para nova fase de estudos

Iniciativa do Governo do Estado e que tem a participação da Celepar, caminha para uma nova fase que busca desburocratizar e agilizar a abertura de empresas no Paraná
21/07/2021 - 16:42

O Programa Descomplica Paraná segue em andamento, após uma grande etapa de mapeamento de possíveis situações que desaceleravam a abertura de empresas, foi criado um plano conjunto para desburocratização e simplificação desta atividade, com diversas reuniões em que os órgãos pertinentes que compõe um comitê para atingir este objetivo, grupo este, que a Celepar faz parte.

Agora, a nova fase busca ainda mais a simplificação focando no processo de licenciamentos, sejam eles ambientais, sanitários ou emitidos pelo Corpo de Bombeiros, com o intuito de promover ainda mais agilidade e facilidade na abertura de novas empresas. Esta etapa envolve também os municípios para se pensar em formas de desburocratizar e simplificar ainda mais processos, e, centralizar em um único sistema, assim o empreendedor poderá em um único local, de maneira totalmente virtual, abrir ou renovar suas licenças e alvarás, com transparência, comodidade e simplicidade.

"Estamos unindo forças com um objetivo em comum, descomplicar a vida de quem deseja se tornar empreendedor. E, para isso, além do esforço em conjunto, estamos colocando a experiência das nossas equipes tanto no uso de metodologias ágeis, quanto no desenvolvimento de soluções utilizando a tecnologia como a ponte que vai trilhar este caminho mais rápido e de forma integrada. Além disso, queremos devolver algo inestimável ao cidadão, o tempo", enalteceu o presidente da Celepar, Leandro Moura.

Evolução

A evolução deste trabalho já colhe resultados, uma vez que o Estado conquistou recentemente por 3 meses a posição de primeiro lugar no ranking de processos simplificados do país. “Algo que só foi possível mediante ao esforço e atuação de todos os órgãos envolvidos e o papel crucial da Celepar através de sua tecnologia para fazer essa mágica acontecer”, ressaltou Rainer Junges, colaborador da equipe da Celepar que atua na elaboração deste projeto.

Programa

O programa Descomplica, iniciativa de caráter permanente do Governo do Estado foi criado para simplificar a vida dos empreendedores. Ele tem três vertentes: liberação do CNPJ e das autorizações para empresas de baixo risco em menos de 24 horas; soluções para fechamento de empresas, e a instalação de um comitê permanente de desburocratização com a participação da sociedade civil.

Parcerias

Além da Celepar, compõe o grupo de parcerias nesta iniciativa a Casa Civil, as Secretarias da Fazenda e do Planejamento, além de 23 entidades representativas da sociedade civil (CAU, CREA, CRC, Sescap, CRA, AMP, Assembleia Legislativa, Junta Comercial, Sebrae, Vigilância Sanitária, Bombeiros, Receita Estadual, IAP, Fenacom, Fecomércio, Faep, Fiep, Faciap, Fecoopar, Fetranspar, ACP e Ocepar).