Programa Transporte Livre da Celepar completa 10 anos de história e conquistas 23/01/2017 - 17:28

O Programa Transporte Livre da Celepar, ação que incentiva os empregados a utilizar a bicicleta como meio de transporte teve seus primeiros passos em 2007 e está completando 10 anos de história. A iniciativa que integra o Programa Qualidade de Vida (PQV) teve como primeiras ações reunir informações e opiniões de empregados da companhia referente à mobilidade urbana.

O auditório da Celepar recebeu a palestra de Luis Claudio Brito Patricio em novembro para relembrar as ações realizadas pelo programa, proporcionando momentos de reflexão entre os presentes por meio de questionamentos interativos e também e com a apresentação de vídeos com entrevistas feitas na concepção do projeto. De acordo com Patricio, a premissa do Transporte Livre é “reduzir o uso do transporte motorizado individual, promovendo formas mais sustentáveis de mobilidade de casa para o trabalho com foco na bicicleta, o que traz impactos positivos nas esferas da saúde, economia, meio ambiente e também na sociedade”, explicou.

Ações

Ao longo destes 10 anos mais de 40 ações foram realizadas, como palestras, campanhas de incentivo à adoção de meios alternativos de mobilidade urbana, tendo como resultado o aumento de ciclistas regulares na empresa. Um ponto importante nesta política de incentivo ao transporte alternativo adotada pela Celepar, foi a inauguração em 2014 do bicicletário coberto, com 60 vagas, o que também estimulou a adesão de mais pessoas ao programa.

Economia

Mais de 100 empregados adotaram a bicicleta como meio de transporte ao trabalho evitou aproximadamente a emissão de 30 toneladas de gases poluentes, gerando também economia com passagens de ônibus (cerca de R$35.000,00), bem como em combustível e estacionamento (R$83.246,40).

Prêmio

O Programa Transporte Livre recebeu o Ser Humano Oswaldo Checchia 2016, na modalidade Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social – Empresa, em premiação nacional da área de Recursos Humanos, promovida pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), em agosto passado no 42º Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas (CONARH 2016).

Futuro


Segundo Patricio, “a perspectiva é que o trabalho se fortaleça com o reconhecimento da equipe que integra o Grupo Transporte Livre dentro da empresa. E tem o apoio do Governo do Estado com o Conselho Estadual de Incentivo à Ciclomobilidade e o apoio gratuito também da WRI, uma organização internacional, para desenvolver um plano de mobilidade corporativa”. Ele lembrou que um questionário foi divulgado aos empregados e trouxe a informação de que mais de 100 empregados usam a bicicleta para vir para ao trabalho, e cerca de 200 gostariam de utilizar a bike como meio de transporte. O recorde de ciclistas na Celepar foi no Dia de Bike ao Trabalho (09/05/2014), com 75 ciclistas.

“O objetivo é propiciar ações que estimulem a absorção de hábitos saudáveis”, afirma Isis de Fátima Biscaia, coordenadora da área de Segurança, Medicina e Saúde Ocupacional e do Programa Qualidade de Vida que foi implantado na Celepar em 1998 e anualmente é planejado, revisado e ajustado às necessidades, conforme indicadores corporativos de Saúde e às expectativas dos empregados.

GALERIA DE IMAGENS