Programa Transporte Livre da Celepar ganha prêmio nacional 01/11/2016 - 17:30

A mobilidade urbana é um tema cada vez mais presente no dia a dia das grandes cidades. E em Curitiba, como nas demais capitais, este, inclusive, foi um tópico que mereceu bastante atenção dos candidatos que disputaram o recente pleito municipal.

A Celepar não está alheia a esta questão. Prova disso, é o Programa Transporte Livre implantado em 2006, que incentiva os empregados a utilizarem a bicicleta como meio de transporte para o deslocamento ao local de trabalho.

Inclusive, este case “Programa Transporte Livre” que integra o Programa Qualidade de Vida (PQV) da Coordenação de Segurança, Medicina e Saúde Ocupacional da Celepar (COSMET), foi premiado no 42º Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas (CONARH 2016).

No evento foram anunciados os trabalhos ouro, prata e bronze da edição deste ano, que teve a coordenação geral de Luiz Edmundo Prestes Rosa, diretor de Desenvolvimento de Pessoas da associação e foi auditada pela Adviser.

Celepar é ouro

A Celepar recebeu o prêmio Ser Humano Oswaldo Checchia 2016, na modalidade Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social – Empresa, em premiação nacional da área de Recursos Humanos, promovida pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH).

A premiação, de acordo com o presidente Jacson Carvalho Leite, reflete que as ações da companhia voltadas à qualidade de vida e à saúde dos empregados estão entre as melhores práticas existentes no mercado. Na opinião do diretor administrativo-financeiro, Lucio Alberto Hansel, o prêmio é um incentivo adicional para que a companhia continue executando ações destinadas a promover o bem-estar social entre sua equipe de colaboradores com reflexos positivos junto à comunidade, como é o caso da mobilidade urbana.

Para Luis Patrício, empregado da Coordenação de Sistemas de Informação (COSIN A-5), responsável pelo programa Transporte Livre, o reconhecimento é da responsabilidade social e desenvolvimento sustentável realizado pela companhia, “uma iniciativa que existe há 10 anos na empresa e que já realizou dezenas de atividades e atingiu resultados surpreendentes”. Esse prêmio, segundo ele, é o reconhecimento a um dos mais extensos trabalhos ao qual já me dediquei na empresa. “E, agora, com este prêmio, tenho os ânimos renovados para continuar me dedicando ainda mais a esta causa”.

Na visão de Patrício, a conquista do o prêmio só foi possível devido a implementação de uma visão de negócio a longo prazo no programa, que inclui as dimensões social e ambiental à dimensão econômica. “Foram muitas horas entre atividades de planejamento, execução, acompanhamento e avaliação, envolvendo diferentes setores da empresa e um grupo de funcionários. Na prática, esta é uma iniciativa de gestão participativa.”, explicou ele.

Segundo a coordenadora da COSMET, Isis Biscaia, “esta conquista é resultado do trabalho e dedicação dos profissionais que acreditam na melhoria contínua da Qualidade de Vida e do investimento da Celepar na valorização das pessoas, no apoio às boas práticas, ao bem-estar e a saúde dentro e fora da organização”.

O Programa Transporte Livre que incentiva os empregados a utilizarem a bicicleta como meio de transporte já realizou várias ações, como palestras e oficinas, apresentando como resultado o aumento de ciclistas regulares na empresa. Outro ponto importante nesta política de incentivo ao transporte alternativo adotada pela Celepar, foi a inauguração em 2014 do bicicletário coberto, com 60 vagas, o que também estimulou a adesão de mais pessoas ao programa.

Classificação

Ouro
Programa Transporte Livre
Celepar – Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná – Curitiba (PR)

Prata
Biblioteca Braille do Amazonas: Educação, cultura e acessibilidade
Secretaria de Estado de Cultura do Amazonas – Manaus (AM)

Bronze
Hospital Restinga e Extremo-Sul – Troca, conquista e trabalho como fator social de transformação
Hospital Moinhos de Vento – Porto Alegre (RS)

Conheça o prêmio

Instituído pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-Brasil) em 1993, o Prêmio Ser Humano Oswaldo Checchia se consolidou como instrumento de valorização das melhores iniciativas dedicadas ao desenvolvimento das pessoas dentro e fora das organizações, assim como de estímulos ao pensamento criativo e identificação de novos talentos.

O nome do Prêmio é uma homenagem a Oswaldo Checchia, um dos fundadores da ABRH-Brasil e grande articulador para o reconhecimento da área de Recursos Humanos como estratégica nas organizações.

A premiação aconteceu em agosto passado, em São Paulo.

Equipe

Participam ativamente do Grupo Transporte Livre na Celepar os empregados Gabriel Ishigami Solana (COSIN-A2), Guilherme Paim Mendes (CODEC), Jonsue Trapp Martins (DIADI), Jônathas Mikosz de Moura (CDPM), Juliana Melissa Carneiro (SUPEV), Tania Mara Vostoupal (COSIN-B2) e Yuri Damasceno Schultz (DIOPE).

GALERIA DE IMAGENS