Programa de Inclusão Social e Digital da Pessoa Idosa atende 264 participantes no primeiro trimestre de 2022

Iniciativa retomou as atividades após a melhora no índice da pandemia
06/05/2022 - 16:57

Desde fevereiro deste ano, foram retomados os cursos e workshops de smartphone para pessoas idosas, realizados pela Celepar, em parceria com o Governo do Estado.

No primeiro trimestre do programa, foram realizados nove cursos e três workshops, nos municípios de Colombo, Paranaguá, Lapa, Curitiba, Almirante Tamandaré, Araucária, Campo Magro e Fazenda Rio Grande. Nesse período foram capacitados 264 participantes.

“Muito se fala sobre a tecnologia, porém, precisamos nos lembrar da parte humana, do acesso e também domínio dela. E, nesta linha, proporcionamos a inclusão digital de idosos, dando a eles a possibilidade de utilizar da melhor maneira seus celulares em um mundo cada vez mais tecnológico”, informou o presidente da Celepar, Leandro Moura.

Como funcionam os cursos e workshops

O curso básico tem 9 horas de duração e é dividido em três tardes ou manhãs. Os workshops são realizados em apenas uma tarde ou manhã, com duração de 3 horas.

Neles os alunos aprendem a personalizar o celular, colocar ou trocar o papel de parede, aumentar o volume, alterar o tamanho das letras, editar e excluir contatos, e ler e responder mensagens. Os instrutores também ensinam como usar as configurações do celular, fotografar, filmar e enviar filmagens e fotos, localizar os arquivos gerados e excluir itens do celular.

Parcerias

O curso básico de smartphone para pessoas idosas contou com o apoio de diferentes parceiros: a Associação de Moradores Jardim Jerivá e Nova União de Pinhais, o Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) Lauro Schlichting, de Almirante Tamandaré, a Secretaria da Justiça Família e Trabalho (Sejuf) e Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (Cedi), e a Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Trabalho de Antonina.

Inscrição

A página de inscrição para futuros participantes dos cursos e workshops de Inclusão Social e Digital para Pessoas Idosas pode ser acessada por meio deste link.