Programa de lixo eletrônico criado pela Celepar é implantado na Secretaria da Fazenda 05/05/2014 - 14:30

O pioneirismo da Celepar na área de tecnologia da informação e comunicação, é a empresa mais antiga do setor público, pode ser visto também na área de coleta de lixo eletrônico. Este programa, por sinal, já foi repassado para outros órgãos do Governo do Estado, sendo o exemplo mais recente a Secretaria da Fazenda (SEFA) que instalou um coletor no andar térreo, perto da entrada do prédio, na Rua Vicente Machado, em Curitiba.

“Entre junho de 2013 e abril de 2014 foram coletados 1400 quilos de lixo eletrônico em todos os lugares que apresentam os coletores”, explicou o coordenador do programa, Juliano Werner. Segundo ele, a iniciativa que teve origem na companhia foi expandida em dezembro de 2013 para o Palácio das Araucárias e, até agora, recolheu 300 quilos de rejeitos eletrônicos. Outros dois locais também são atendidos por esta coleta seletiva: o prédio do Banco de Desenvolvimento do Paraná (BADEP) e a Agência de Fomento.

A reciclagem de lixo eletrônico é uma preocupação da Celepar desde 2009. Além destes tipos de dejetos, a empresa recolhe ainda rejeitos, materiais recicláveis, pilhas, baterias, bem como bitucas de cigarro, borras de café e óleo vegetal.“O objetivo é destinar corretamente os resíduos descartados e reduzir o número de lixo eletrônico e de outros lixos”, comentou Werner.

Os resíduos recebidos são entregues à Cooperativa de Catadores Catamare, responsável pela separação e destinação correta de cada um dos materiais que compõem os equipamentos eletrônicos inservíveis. Os objetos coletados são separados e uma parte é levada a uma central de resíduos orgânicos e a outra de resíduos recicláveis.

GALERIA DE IMAGENS