Programa de proteção e saúde a animais com apoio da Celepar chegou a mais 12 municípios paranaenses em janeiro

CastraPet Paraná, iniciativa permanente da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), atendeu mais de 60 municípios com procedimentos gratuitos que garantem mais saúde aos animais
19/01/2022 - 17:13

O Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos – CastraPet Paraná chegará a mais 12 municípios neste mês. As atividades de janeiro marcam a conclusão do segundo ciclo do programa, que já realizou o procedimento gratuitamente em mais de 30 mil animais, em 60 municípios do Estado.

Ângulo e Rolândia foram os primeiros a receber as equipes, no dia 5 de janeiro. O programa ainda passou por Sertanópolis, Rancho Alegre do Oeste, Santa Cecília do Pavão, Nova Fátima, Sarandi, Ivatuba, Cianorte, Imbaú, Diamante do Norte e Xambrê.

Ação do Governo do Estado, o CastraPet Paraná é viabilizado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), com verba disponibilizada por meio de emendas parlamentares. A iniciativa é, também, realizada em parceria com os municípios participantes, que fazem os cadastros das famílias beneficiadas com os procedimentos em seus animais.

A expectativa é de que mais de 1.700 cães e gatos sejam atendidos pelos veterinários do programa somente neste mês. O objetivo do CastraPet Paraná é controlar a população de cães e gatos abandonados nas ruas, decorrentes de ninhadas indesejadas, doenças e outros fatores relacionados aos animais.

O programa CastraPet também inclui a iniciativa Pet Amigo, criada pela Celepar em parceria com a Sedest. O Pet Amigo é uma plataforma que possibilita o cadastro estadual de animais de companhia, e auxilia também na divulgação de pets desaparecidos e encontrados.

Desde 2019, a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo investiu cerca de R$4,9 milhões nessa ação permanente de Saúde Única, ou seja, dentro do conceito de saúde animal, humana e ambiental.

Preocupação com a saúde animal

O secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, ressalta que a saúde animal é uma preocupação do Governo do Paraná. “Animais soltos nas ruas são portadores de diversas zoonoses transmissíveis ao ser humano e se tornaram um problema de saúde pública para a maioria das prefeituras”, explicou.

“A vida desses animais está diretamente relacionada com o ser humano, a sociedade e o meio ambiente. Pensando nesse equilíbrio, criamos o CastraPet Paraná. Uma ação permanente que beneficia todo o Estado”, ressaltou o secretário.