Projeto Rede399 do Governo do Estado é mostrado no I Congresso Paranaense de Cidades Digitais 29/11/2013 - 12:03

Em breve, o governador Beto Richa fará o lançamento oficial do Projeto Rede399, que tem como objetivo disseminar o uso da internet entre a população paranaense. A informação foi prestada pelo secretário para Assuntos Estratégicos, Edson Casagrande, no I Congresso Paranaense de Cidades Digitais, nesta quinta-feira (28), em Curitiba. O evento que reuniu dezenas de representantes de municípios, entre prefeitos, vereadores e gestores públicos, foi uma realização da Rede Cidade Digital, em parceria com o Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP)

De acordo com Casagrande, o Governo do Paraná incentiva a criação de uma rede de internet banda larga em cada município do Estado. A Rede399 contribui para aprimorar as gestões públicas municipais, ao mesmo tempo que fortalece o desenvolvimento de internet local e amplia seu acesso público à população.

Edson Casagrande explicou que Governo do Estado difere o ICMS dos itens de infraestrutura de rede para os provedores locais de internet interessados em implantar uma rede em fibra óptica, com alta disponibilidade para atender aos municípios, comércios, indústrias, serviços e cidadãos. Para implantar a rede, os provedores de Serviços de Comunicação Multimídia Locais (SCM), como destacou o secretário, terão disponíveis financiamentos de longo prazo, a juros baixos, pela Fomento Paraná.

Em termos de infraestrutura, ele disse que o nosso Estado é privilegiado, na medida em que os 399 municípios paranaenses já estão conectados à rede de fibra óptica da Copel. A proposta da rede é que em uma única fibra os novos provedores possam oferecer novos e melhores serviços no mercado local, como telefonia pela internet (Voip), serviços de vídeos, monitoramento, entre outros.

As prefeituras terão uma linha de crédito para aquisição de sistemas e equipamentos. Em contrapartida, oferecerão acesso gratuito à internet aos cidadãos. A Secretaria de Estado para Assuntos Estratégicos e a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) farão acompanhamento dos provedores e prefeituras interessados em participar do programa.

A palestra do secretário Edson Casagrande abriu os trabalhos do período da tarde. O I Congresso Paranaense de Cidades Digitais foi realizado no auditório da Fundação de Estudos Sociais do Paraná (FESP).

GALERIA DE IMAGENS