Projeto da Celepar que ajuda a população a usar tecnologias chega a 100 vídeos tutoriais compartilhados

A iniciativa faz parte da continuidade dos projetos de inclusão digital e social aos cidadãos que têm menos facilidade com as ferramentas tecnológicas através de disponibilização de vídeos enviados pelo WhatsApp e também disponíveis no YouTube
Publicação
26/08/2021 - 16:51
Editoria

Desde 2013, a Celepar promove a inclusão digital dos paranaenses fora do universo da tecnologia, tendo atendido mais de 10.000 pessoas a partir de cursos que ensinam a pessoa idosa a usarem a internet e, mais recentemente, os smartphones. Com a pandemia do novo coronavírus e o isolamento social, os instrutores dos cursos pelo smartphone passaram a gravar vídeos com dicas que eram postadas nos grupos de WhatsApp dos ex-alunos. Esses vídeos compostos a partir das dúvidas que apareciam, culminou no projeto #celeparcomvc.

O mesmo consiste na gravação e envio de vídeos curtos sobre assuntos diversos relacionados ao mundo da tecnologia, que contemplam: como realizar pesquisas pelo Google, salvar contatos, tirar fotos (prints) de telas de smartphones, funcionalidades do WhatsApp, uso de aplicativos desenvolvidos pela Celepar, entre outros temas. Esta semana, o #celeparcomvc bateu a marca de 100 vídeos gravados e enviados pelos colaboradores sendo também possível acessá-los no canal da Celepar no YouTube, através deste link.

Uso da tecnologia em meio a pandemia

“Esse projeto mostra que pensamos além do desenvolvimento de tecnologias. Nos preocupamos também com o lado humano, nas pessoas que possuem alguma dificuldade no dia a dia utilizando seus smartphones, o que é extremamente importante no momento vivido, conseguimos eliminar a distância entre cidadãos da terceira idade com as suas famílias durante o distanciamento social ocasionado pela pandemia”, enalteceu o presidente da Celepar, Leandro Moura.

A tecnologia se mostrou uma grande aliada durante a pandemia ocasionada pelo novo coronavírus, um exemplo é o relato de uma das participantes dos cursos, Valéria Carvalho. “Por essa iniciativa eu aprendi a realizar chamadas de vídeo com mais pessoas num momento crítico de isolamento social. Inclusive, foi bastante confortante ouvir em todos os demais vídeos que não estamos sozinhos”.

Números

Desde março de 2020, o projeto atingiu um público de mais de 3.000 pessoas, em, pelo menos, 100 municípios paranaenses. No WhatsApp, são 134 grupos criados desde 2017 e aproximadamente 2.000 participantes. O projeto conta com dicas sobre uma grande diversidade de temas, que abrangem aplicativos e plataformas usadas no dia a dia, como o WhatsApp e o Google, além de ferramentas gerais de smartphones. 

Inscrições

As inscrições nos cursos e workshops de Inclusão Social e Digital para Pessoas Idosas podem ser realizadas clicando aqui. Os cidadãos interessados serão incluídos na lista de espera para quando os cursos voltarem a acontecer presencialmente após os protocolos de saúde liberados para acontecerem com toda a segurança.

Vídeos preferidos

Para celebrar os 100 vídeos enviados, os alunos dos cursos foram convidados para comentar qual dos vídeos mais chamou a atenção deles e porquê. Alguns deles serão sorteados e ganharão um kit de prêmios em suas casas, e o vídeo mais votado será reenviado nos grupos.

A aluna Lisiane Alves contou que um dos vídeos a ensinou a realizar colagens e montagens de fotos. “Eu sempre brindo meus amigos nos aniversários e outras datas comemorativas, com uma colagem e mensagem anexa! É o máximo! Quem recebe sempre gosta! Desta forma,  busco imagens e fotos especiais, que me inspirem, para me deliciar com esse trabalho”.

Já a aluna Aparecida Rocha agradeceu a ajuda de um vídeo em especial. "Vocês me ajudaram muito com todos os vídeos, cada um trazia algo a mais, porém, o conteúdo sobre o auxílio emergencial me possibilitou auxiliar uma senhora de 83 anos que não era aposentada ainda".