Projeto de Melhoria de Processos é implantado na Celepar 19/12/2011 - 16:00

Um novo modelo de melhoria de processos para serviços está sendo desenvolvido pela Sociedade SOFTEX com o apoio da Companhia de Informática do Paraná (Celepar). Para tanto, a gerente Cristina Ângela Filipak Machado (GIC) participou uma reunião técnica que debateu o assunto, com os representantes do movimento de Melhoria de Processo de Software (MPS-BR) de todo o país.

De acordo com Cristina, durante um dia todo, o grupo definiu os níveis de maturidade de serviços, conceitos básicos e como poderia ser implementado o modelo nas organizações. Também foi determinada uma estratégia de implantação. “A primeira avaliação deste modelo deve ocorrer até junho de 2012”, afirma.

A gerente da Celepar atua como vice-coordenadora da Equipe Técnica do Modelo (ETM) do MPS.Br, e explica que o objetivo de um modelo voltado para serviços é “implementar o modelo de referência para melhoria de serviços e disseminá-lo em diversos locais do país”. Além disso, conforme completa, tem por finalidade capacitar os profissionais e prover as empresas com serviços de qualidade para poderem ser ainda mais competitivas em nível internacional.

Estiveram reunidos na Celepar o coordenador nacional do MPS-BR, Kival Chaves Weber; a coordenadora da ETM do MPS.BR, professora da COPPE-UFRJ, Ana Regina Cavalcanti da Rocha; o professor da UNIRIO, Gleison dos Santos Souza; Renato Ferraz Machado, gerente de projetos da WIPRO e membro da ETM para serviços, Sarah Kohan da Fundação Vanzolini (São Paulo), implementadora e avaliadora MPS-BR.

Participaram também Sheila dos Santos Reinehr, coordenadora da ETM para serviços e Diretora de Educação Continuada da PUC-PR; os representantes da empresa Incremental Tecnológica (Florianópolis), Alessandra Zoucas (implementadora MPS.BR e avaliadora adjunta) e Marcello Thiry (implementador MPS.BR e avaliador líder); Ana Cecília Peixoto Zabeu, sócia-diretora da ASR Consultoria (São Paulo) e Glauco de Figueiredo Carneiro, representante da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) de Salvador.

Retorno

Glauco de Figueiredo Carneiro é Glauco de Figueiredo Carneiro é do Centro de Desenvolvimento de Sistemas da ECT em Salvador, Bahia, e um dos coordenadores do projeto de melhorias de processo de implantação MPS-BR. No dia seguinte a reunião, ele voltou à Celepar para tratar especificamente da implementação do MPS-BR nível G na ECT. Segundo Cristina, Carneiro conheceu como funciona este processo na Celepar e discutiu, entre outros aspectos, a estratégia adotada pela empresa, a definição e as ferramentas utilizadas no desenvolvimento do projeto.

Para ele, a visita foi enriquecedora. “Estamos passando por processo similar nos Correios. Daí a importância do compartilhamento de experiências e do conhecimento do excelente trabalho conduzido pela Celepar. Aproveitando, gostaria de agradecer o diretor de Tecnologia da Informação, Danilo Scalet, e à gerente Cristina Filipak, juntamente com sua equipe, pela atenção dedicada durante a minha visita”, ressaltou.

MQS

Para melhorar o processo de desenvolvimento de sistemas, a Celepar iniciou em fevereiro deste ano um programa intitulado Melhoria de Qualidade de Software (MQS). Com o objetivo de melhorar não só o processo de software, mas o chamado tripé da qualidade (processo, tecnologia e pessoas).

Em um curto espaço de tempo, este projeto permite, segundo Cristina, um ganho de qualidade para a empresa e para o governo do Estado. O MQS tem por finalidade a implantação do MPS-BR nível G na Celepar e é composto pelos processos de Gerência de Projetos e Gerência de Requisitos.

GALERIA DE IMAGENS