Projeto inédito da Celepar com o uso de internet das coisas para a área da saúde ganha prêmio nacional

Plataforma possibilitou ao Cemepar uma gestão automatizada em pontos de controle para monitorar as temperaturas de medicamentos
Publicação
20/10/2022 - 18:41
Editoria

A Celepar recebeu nesta semana o Prêmio IoT 2022 da Associação Brasileira de Internet das Coisas (ABINC) com o projeto IoT Celepar, que consistiu numa plataforma de monitoramento de temperaturas de medicamentos em um galpão do Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar). A partir do uso de dispositivos conectados, foi possível mapear em tempo real dados que proporcionaram uma gestão automatizada em pontos de controle do Centro de Medicamentos, localizado em Curitiba, facilitando a administração da equipe do Cemepar.

“O monitoramento das temperaturas é fundamental pois garante a qualidade de todos os medicamentos, incluindo as vacinas que são fornecidas pelo Estado, identificando qualquer mudança imediatamente, e evitando alterações e até mesmo descarte desses insumos”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

“Temos orgulho de conceber um prêmio que contempla tecnologia, ciência e que ajudou a salvar vidas. Ele também conecta o futuro, pois a internet das coisas é muito rica e este case pode ser aplicado em outras demandas do Estado”, celebrou o presidente da Celepar, Leandro Moura.

Internet das Coisas

A “Internet das Coisas” se refere a uma revolução tecnológica que tem como conceito a conexão de itens usados do dia a dia à rede mundial de computadores. Cada vez mais surgem eletrodomésticos, meios de transporte e até mesmo tênis, roupas e maçanetas conectadas à internet e a outros dispositivos, como computadores e smartphones.

Tendo em vista a recente chegada do 5G ao Brasil, estima-se que a inteligência de sistemas baseados em Internet das Coisas pode ser aplicada em diversas verticais como mobilidade urbana, saúde, segurança, logística, agro, sistemas hídricos e elétricos.

O projeto

A plataforma foi implantada ao final de 2020 e esteve em operação até o final de 2021, sendo um projeto inédito com o uso de Internet das Coisas (IoT) na área da saúde no Estado, coletando dados em tempo real para auxiliar a administração do Cemepar no monitoramento da temperatura de medicamentos.

Sobre o prêmio

O Prêmio ABINC busca reconhecer as melhores iniciativas que estimulem o uso da IoT em diversas áreas da sociedade, com foco em obter ganhos de produtividade, eficiência e redução de custos em seus negócios e operações, além de ajudar as pessoas a promoverem a divulgação de soluções desse ecossistema, bem como desenvolver soluções para o mercado e promover a divulgação de estudos de caso e resultados.

Sobre a ABINC

A ABINC foi fundada em dezembro de 2015 como uma organização sem fins lucrativos, por executivos e empreendedores do mercado de TI e Telecom. A ideia nasceu da necessidade de se criar uma entidade que fosse legítima e representativa, de âmbito nacional, e que nos permitisse atuar em todas as frentes do setor de Internet das Coisas.