Projeto voltado à educação digital é desenvolvido por empregados da Celepar 12/05/2016 - 15:30

O projeto Educação Digital foi desenvolvido pelos empregados Ataide Oliveira e Julio Bueno da Divisão de Gestão de Núcleos Regionais da Celepar (DINUC), que tem como objetivo levar noções de segurança da era digital às escolas, novos recursos e quais informações não fornecer, o público-alvo são crianças e adolescentes de 10 à 17 anos. A ideia surgiu para a entrega do artigo para conclusão do curso de pós-graduação em gestão pública, cursado pelos empregados.

De acordo com Oliveira, desde setembro de 2015 foram realizadas várias conversas e apresentações para o público interno da Celepar, inclusive para o presidente Jacson Leite, que aprovou a ideia e pediu a continuidade do projeto. “Após o apoio dado pelo presidente, o projeto também obteve incentivos do colégio Adventista do Boqueirão, da comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP) e do Instituto Tecnologia e Dignidade Humana”.

A diretora do Colégio Adventista do Boqueirão, Dolores Rosa, afirmou que a iniciativa "é de extrema relevância para a comunidade escolar. Nossas avós já diziam: melhor prevenir do que remediar. Simples assim! Enquanto estamos orientando/prevenindo  nossos alunos a respeito dos males causados pelo uso errôneo das ferramentas oferecidas pela internet, estamos conjuntamente oferecendo possibilidades de viverem de forma saudável e equilibrada num mundo tecnológico". Dolores ressaltou ainda que após esta ação desenvolvida pelos empregados da Celepar ser implementada na escola, "os índices de bullying e cyberbullying diminuíram expressivamente".

A etapa seguinte do projeto foi a montagem e a aprovação do material, seguida da definição de local para projeto-piloto, a partir disso foi desenvolvido um questionário que tem por objetivo conhecer a concepção do aluno em relação ao computador e a internet, conteúdo e a forma de uso, para então propor trabalhos de sensibilização e de conscientização nas escolas. O questionário começou a ser aplicado na quarta-feira (04) com uma turma de aproximadamente 25 alunos no Colégio Adventista do Boqueirão.

Próximas etapas

A previsão é que o questionário seja aplicado no Colégio Estadual Bom Pastor no bairro Mercês, no Colégio Estadual Monteiro Lobato no Tatuquara e no Colégio da Polícia Militar do Paraná. Para interessados em responder a pesquisa, o questionário está disponível no link: www.questionarios.celepar.pr.gov.br (Pesquisa nas Escolas).

Com o apoio da ALEP, o projeto será levado para os deputados através de uma audiência pública que será realizada no dia 17 de maio às 8h30min no plenário. A sessão poderá contar com 32 chefes de núcleos da Secretaria de Estado da Educação (SEED). “Desta forma, eles podem conhecer o projeto, bem como a necessidade de levar a questão de educação digital para as escolas do Estado”, explicou Oliveira. A audiência foi norteada a partir dos dados da pesquisa realizada pelos empregados da Celepar, no mesmo dia a Lei nº 18.572 será sancionada, referente ao Dia de Tecnologia e Dignidade Humana no Estado do Paraná, a ser realizado em 15 de maio.

GALERIA DE IMAGENS