Qualidade de vida foi o tema principal do segundo dia da Sipat 2011 12/04/2011 - 19:00


O segundo dia de atividades da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de trabalho – Sipat 2011 iniciou às 09 horas de hoje (12) com a palestra sobre Estilo de vida saudável, que esteve a cargo da nutricionista Paula Canesin. Ela apresentou um programa de saúde, bem estar e qualidade de vida, através de uma melhor alimentação.

Show laboral


Em seguida, às 10 horas, foi o momento de descontração e de mexer o corpo de forma coletiva no Espaço Cultural Santos Dumont. Através de exercícios respiratórios e alongamentos, os funcionários participaram de um show laboral.


Qualidade de vida


Qualidade de vida/PGRS foi a palestra que encerrou a programação da manhã de hoje. A analista organizacional da Celepar e responsável pelo PGRS - Programa de Gestão de Resíduos Sólidos e coordenadora do grupo de Multiplicadores, Cláudia Vassão apresentou dados da última pesquisa do IBGE sobre Saneamento Básico, ano base 2008 que, comparados às pesquisas anteriores, retratam o cenário nacional de manejo de resíduos sólidos, que envolve a coleta do lixo, sua destinação final e também a limpeza pública.

Com a exposição de documentário, foi possível conhecer todo o trajeto do lixo doméstico: rejeitos que vão para aterros sanitários e recicláveis que vão para cooperativas ou associações de catadores em programas de coleta seletiva. Discutiu-se também a trajetória do Aterro Sanitário de Curitiba, Caximba, que foi desativado em novembro de 2010, após 21 anos de operação.

Hoje, Curitiba e 16 municípios da região metropolitana enviam resíduos sólidos domiciliares para dois aterros industriais particulares, até que o projeto SIPAR - Sistema Integrado de Processamento e Aproveitamento de Resíduos seja implantado.
"Qualquer programa de Coleta Seletiva, seja público ou empresarial, só terá sucesso se as pessoas perceberem que fazem parte e que cada pequena ação individual irá refletir no todo, contribuindo para o programa ou fazendo-o fracassar!", enfatizou Cláudia Vassão ao encerrar sua apresentação.

Esta palestra será apresentada novamente na noite de hoje aos empregados do turno da noite/madrugada. Cláudia fala às 23h30, no auditório Jarbas Pessoa de Oliveira.

Mãos Sem Fronteiras


Eliane, segunda da esquerda para a direita, durante aplicação da técnica de Estimulação Neural

Representante da direção nacional da ONG Mãos Sem Fronteiras, Eliane Padovani apresentou, às 15h30, uma técnica de autotratamento que faz parte das disciplinas bionaturais complementares à medicina tradicional. Ela explicou que através do uso consciente das mãos, a Estimulação Neural atua sobre algumas terminações nervosas.

Estimulando diariamente por cinco minutos estes pontos, consegue-se que os três pilares básicos do corpo (sistemas nervoso, imunológico e sanguineo), fiquem fortalecidos. Após a palestra, os participantes receberam um tratamento específico para o equilíbrio do sistema nervoso.

Programação de quarta-feira

08h30 – segunda etapa de perguntas da gincana

09h00 – Palestra: caminhadas – cuidando de você e da sua saúde

14h00 – demonstração em altura – Corpo de Bombeiros

15h30 – Palestras: envelhecer com conhecimento de causa e efeito

16h30 – Palestras: ergonomia – como prevenir doenças ocupacionais

23h30 – Atividade artística: teatro de cabine.