Recadastramento Digital: Passo a passo para acesso ao aplicativo da PARANAPREVIDÊNCIA

Confira um guia especial para aposentados, pensionistas e beneficiários efetuarem de forma online o recadastramento que assegura o acesso aos benefícios oferecidos pelo órgão
Publicação
31/05/2023 - 15:28
Editoria

Os aposentados e pensionistas da PARANAPREVIDÊNCIA têm até 31 de dezembro de 2023 para realizar o recadastramento digital através do site ou pelo aplicativo. Essa atualização é fundamental para manter o beneficiário ativo no sistema do governo e garantir a continuidade do benefício de aposentadoria.

Com o objetivo de facilitar e simplificar o processo de atualização dos dados pessoais, o recadastramento foi transferido para o formato online. Em parceria com a PARANAPREVIDÊNCIA, a Celepar desenvolveu um aplicativo exclusivo, o PR Prev. A solução proporciona segurança e eficiência, o que é especialmente importante para os aposentados, evitando deslocamentos e filas nas unidades de atendimento.

Segundo o presidente da PARANAPREVIDÊNCIA, Felipe José Vidigal dos Santos, a implementação das soluções digitais em parceria com a Celepar trouxe benefícios significativos. O uso do aplicativo permitiu simplificar e agilizar o recadastramento dos beneficiários, além de oferecer serviços como comprovante para o imposto de renda e contracheque.

A adesão ao aplicativo já ultrapassa 68.000 usuários somente em maio, e espera-se um aumento ao longo do ano. “A Paraná Previdência tem o compromisso de fornecer serviços de qualidade, profissionalismo e segurança aos aposentados e pensionistas, e as plataformas digitais são fundamentais para atingir esse objetivo”, garantiu o presidente.

Passo a passo do preenchimento

Para acessar o aplicativo PR Prev e inserir os seus dados atualizados, siga o passo a passo a seguir:

Passo 1: Preparação

Antes de iniciar o processo de recadastramento, verifique se você possui os seguintes itens:

Dispositivo móvel (smartphone ou tablet) com acesso à internet;

Número de CPF (Cadastro de Pessoa Física);

Passo 2: Baixe o aplicativo

Acesse a loja de aplicativos do seu dispositivo móvel (Google Play Store para dispositivos Android ou App Store para dispositivos iOS) e pesquise por "Paranaprevidência". Em seguida, selecione o aplicativo oficial da PARANAPREVIDÊNCIA e faça o download gratuito, ou clique neste link na aba "Como consigo acessar/e baixar o aplicativo?“

Passo 3: Instale o aplicativo

Após o download, siga as instruções para instalar o aplicativo em seu dispositivo móvel. Certifique-se de conceder as permissões necessárias para o funcionamento correto do aplicativo.

Passo 4: Abra o aplicativo

Localize o ícone do aplicativo PR Prev em sua tela inicial ou em seu menu de aplicativos e toque para abri-lo.

Passo 5: Acesse sua conta

Ao abrir o aplicativo, você será direcionado para a tela de login. Insira o seu número de CPF e clique na barra verde para continuar. Em seguida, escolha a opção de acesso. Recomendamos que seja utilizado o número de celular previamente cadastrado, pois você receberá o código de acesso diretamente em seu aparelho por mensagem de texto. Em seguida, toque no botão "Acessar" para prosseguir, aceite os termos de uso - que aparecerá se for o seu primeiro acesso - e você será redirecionado para a página de login.

Caso você tenha esquecido a senha, solicite a recuperação no link em azul.

Passo 6: Atualize suas informações

Ao efetuar o login, você terá acesso à interface do aplicativo, onde poderá visualizar e atualizar suas informações cadastrais, além de utilizar funcionalidades como: consulta de contracheque e rendimentos de imposto de renda. Para o recadastramento, escolha a opção “próprio beneficiário” e siga as instruções apresentadas na tela para revisar e inserir seus dados atualizados e enviar a foto dos documentos solicitados - certidão de nascimento ou casamento e RG frente e verso.

Passo 7: Verifique os dados

Após inserir todas as informações necessárias, recomendamos que você revise cuidadosamente os dados antes de confirmar o envio. Certifique-se de que todas as informações estejam corretas e atualizadas.

Passo 8: Envie as atualizações e faça a validação facial

Este é o último passo. Posteriormente a verificação final, clique no botão "Enviar" para encaminhar as atualizações feitas. Aguarde alguns instantes para que o sistema processe as informações e confirme o recebimento.

Uma última dica. Para fazer o recadastramento digital junto à PARANAPREVIDÊNCIA, seja pelo site ou pelo aplicativo, é importante que a documentação completa seja incluída para que as etapas possam ser concluídas com sucesso. Além disso, há a opção de visualizar uma prévia antes de finalizar o processo, o que ajuda a revisar se todos os dados inseridos estão corretos.