Rede Paraná traz interação para ambiente de trabalho da Celepar 18/03/2014 - 17:00

A Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) lançou para seus empregados a Rede Paraná. Uma ferramenta que oferece um ambiente aberto, integrado e colaborativo para conectar órgãos e servidores públicos em prol da melhoria da administração pública no estado. “O objetivo é fortalecer a cooperação entre órgãos, gestores e servidores públicos no Estado do Paraná, buscando incentivar a captação, a geração e a disseminação de conhecimentos”, explica um dos desenvolvedores e analista da Coordenação de Produtos Multimídia, Carlos Humberto Costa.

Esse ambiente colaborativo permite conectar os empregados da Celepar e aproximar aqueles que estão espalhados por diversos órgãos e municípios do Paraná. “É uma ferramenta para eliminar fronteiras hierárquicas e geográficas, facilitar a cooperação e a troca de experiências, disseminar informação e conhecimento e fomentar um ambiente aberto e colaborativo”, completa Costa.

Funcionalidades

Uma das funcionalidades da Rede Paraná é a página de perfil do servidor público, essa descreve quem é o servidor, em qual órgão e setor ele trabalha, quais são os seus dados de contato (e-mail, telefone...) e as suas habilidades e competências. Isso permite que os servidores obtenham mais informações sobre as pessoas com as quais se relacionam, e aos gestores, facilita a identificação de profissionais que poderiam ser alocados para um projeto que exija determinada habilidade ou competência.

Outros recursos como blog, páginas, links e arquivos permitem que os usuários compartilhem informações, experiências e conhecimento profissional, ampliando o alcance desse conteúdo para outros usuários. Para perceber que a Rede Paraná também se tornar útil para identificar lideranças informais e formadores de opinião.

A funcionalidade de maior uso na Rede Paraná é a que permite criar pequenos círculos de pessoas, selecionadas para a troca privada de informações, os chamados grupos. Que são uma maneira simples para compartilhar informações com uma equipe em um espaço privado. A configuração padrão é fechada, o que significa que apenas os membros acompanham o que acontece naquele espaço, porém, é possível também criar grupos abertos.

Nesse espaço privado ou aberto é possível postar conteúdos, compartilhar arquivos, participar de discussões, tirar dúvidas, criar e responder enquetes, entre outras atividades. Um grupo também tem a opção de ser restrito a servidores de apenas um órgão ou permitir a participação de servidores de diversos órgãos do estado.

Recursos como calendário de compromissos, enquetes, fórum de discussões, perguntas e respostas, aniversariantes, álbum de fotos, entre outros, facilitam ainda mais a interação e a troca de informações e experiências.

Futuro

“Nesse ano de 2014, ainda no primeiro semestre, a Rede Paraná trará grandes novidades que irão fortalecer ainda mais a integração e cooperação entre órgãos e gestores públicos no Estado do Paraná” diz Costa. Dentre as principais novidades estão a acessibilidade da Rede Paraná por meio de dispositivos móveis (smartphones e tablets), integração com outras soluções do governo (E-mail - “Expresso Livre”, VOIP – “Asterisco Paraná”, Gestão Documental - “Documentador”, entre outros) e integração com a ferramenta “Google Search Appliance (GSA)” a fim de aprimorar o mecanismo de pesquisa através da Rede Paraná. Nesse período também será ampliado o uso da Rede Paraná para outros órgãos do Estado.

Tecnologia

A Rede Paraná é baseada no framework de código-livre Elgg, utilizado também por grandes organizações como NASA, UNESCO, Governo Australiano, Governo Britânico, Universidade de Stanford, entre outras instituições de renome. Porém, esse framework passou por várias customizações para melhor atender as necessidades e o modelo proposto pela Celepar ao Governo do Paraná.

GALERIA DE IMAGENS