Rede399 leva internet aos municípios do Paraná 29/01/2016 - 14:22

O Programa Rede399 – Internet para Todos, desenvolvido pela Celepar em parceria com a Secretaria para Assuntos Estratégicos (SEAE) teve mais um município aderente no mês de outubro de 2015. Balsa Nova realizou um pregão presencial baseado em modelo proposto pelo Governo do Estado, se tornando a quarta cidade a implantar este projeto.

O que motivou a adoção do Rede399 foi a vontade do poder Executivo, proximidade e também a necessidade de ampliação da cobertura de internet no município, explicou o prefeito Luiz Costa. Ele ainda ressaltou que o grande ganho foi na redução do valor praticado atualmente, em R$135 mil. "O projeto elaborado pelo Governo do Estado vai auxiliar e muito Balsa Nova, com ele vamos conseguir interligar todos os órgãos da administração pública municipal, o que garante mais agilidade em todos os processos, e também a população poderá ser beneficiada", informou Costa.

Foram sete reuniões, ao longo de 12 meses, que culminaram na licitação de outubro, foi contratado 100 Mbps de internet e 1 Gbps de rede MPLS com implantação completa na área urbana e em 75% no perímetro rural. Este processo foi conduzido pelo pregoeiro Dejalma Kochinski, que acompanhou a instalação no município.

Rede399 em outros municípios

Além de Balsa Nova, em agosto do ano passado Ubiratã licitou pelo Rede399 e hoje possui uma rede estável, de alta velocidade em 44 pontos de interesse municipal. A empresa ganhadora da licitação implantou cerca de 12 km de fibra óptica, o que permitiu a oferta de internet de ótima qualidade para as empresas e pessoas que optaram pela contratação dos serviços.

Com a implantação da Rede399 Ubiratã disponibilizou o acesso à internet gratuita através do Programa Espaço Cidadão, permitindo a inclusão e qualificação da população. Além disso, o município implantou o sistema de Gestão Integrada de Relacionamentos da Celepar (GIR), experimentando praticidade e interação com a comunidade, facilitando contatos com as pessoas para agendamento de audiências públicas, palestras e informações”, informou o secretário de Desenvolvimento Econômico da cidade, Antonio Magron.

Magron falou ainda que as dificuldades são identificadas a partir da carência de recursos financeiros neste momento especial em que as prefeituras sofrem com a redução dos seus orçamentos para o funcionamento da máquina pública. “A partir da Rede399, muitos outros projetos poderão ser implantados, a exemplo do sistema de monitoramento por vídeo (visando a segurança pública), como a readequação do todo o sistema de informática do município (que se mostra urgente e necessária, porém onerosa para o presente momento), bem como a modernização na central de TI, telefonia VoIP, internet para a zona rural, entre outras demandas”, destacou.

“Além de Balsa Nova e Ubiratã, Guarapuava utilizou em seu último processo o modelo de edital do Rede399, proporcionando uma economia de mais de R$ 1 milhão”, afirmou o secretário de finanças da cidade, Anderson Luis Neitzke.

Outro município que aderiu o Rede399 foi Turvo, com o processo licitatório em andamento, prevendo sua interligação em rede privativa.

Reformulação

Inicialmente, prefeituras procuravam a Secretaria para Assuntos Estratégicos (SEAE) e faziam o cadastro, informando os locais em que desejava instalar rede. A secretaria recebia também cadastro de provedores com interesse em atuar nos municípios, providenciava os modelos de contrato e edital para licitação.

Segundo Eliane Rocha, da SEAE, está sendo feito um estudo-piloto em dez municípios, para diagnosticar os principais entraves e necessidades de cada região. “Percebemos um gargalo muito grande em várias áreas, onde a internet não chega ou o sinal tem péssima qualidade. Agora estamos assumindo um papel mais ativo, para propor maneiras de levar a internet não só às sedes dos municípios, mas atender também as áreas rurais”.

No projeto original, os provedores locais se aproveitariam da rede de fibra óptica da Copel – presente nos 399 municípios, para ofertar internet banda larga, tendo alguns benefícios como redução no valor do ICMS de mercadorias adquiridas para implantação da rede e financiamentos via Fomento Paraná. Mas a expansão esbarrou no baixo interesse dos provedores e na falta de recursos das prefeituras. “É uma necessidade grande, e que pode contribuir de muitas maneiras ao desenvolvimento do município, facilitando o turismo rural, por exemplo”, disse Eliane.

O programa

O Rede399 busca disseminar o uso de internet banda larga nas cidades paranaenses através de um conjunto de ações que beneficiam os municípios e a população do Estado do Paraná. Com a instalação da rede, as prefeituras poderão disponibilizar novos serviços online para a população e interligar suas unidades administrativas, tais como, segurança, educação e saúde. Será possível levar internet aos distritos ou comunidades rurais, ampliando o acesso da população, aumentando a inclusão digital e social.

GALERIA DE IMAGENS