Rede399 vai levar internet banda larga aos municípios paranaenses 25/02/2014 - 17:30

Com o objetivo de levar internet banda larga aos municípios paranaenses, o Rede399 pretende, por meio de incentivos governamentais, como a isenção de impostos e financiamentos a juros baixos, fomentar a modernização da gestão pública nas prefeituras e levar internet de qualidade à maior parte dos cidadãos. O projeto, desenvolvido e coordenado pela Secretaria para Assuntos Estratégicos, que conta com a parceria da Celepar, foi apresentada nesta tarde (25) aos empregados da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná lotados na capital e no interior do Estado.

“A meta é criar condições para que cada município, através de uma parceria com uma empresa provedora de internet que se interesse pelo negócio, possa viabilizar essa infraestrutura de fibra óptica para a população”, comentou o secretário para Assuntos Estratégicos, Edson Casagrande, hoje na companhia.

O presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite, explicou que o Rede399 é mais amplo do que apenas colocar a fibra óptica, é oferecer serviços aos cidadãos. “Só a nossa companhia entrega 2,5 milhões de serviços para todo Paraná em um único dia de trabalho do Governo do Estado”, comentou. O Rede399, segundo ele, traz uma interação diferente do resto do Brasil, “o provedor não vai apenas oferecer a internet, mas ajuda no transporte da informação”.

O coordenador do Rede399 na Celepar, Jeferson Pereira da Costa, responsável pela organização do evento desta terça-feira, explicou que a intenção é aumentar a presença de opções de redes no Estado, melhorando o serviço público e oferecendo internet com mais qualidade e velocidade às prefeituras que aderirem ao projeto.

Benefícios

Com a instalação do projeto, as prefeituras poderão disponibilizar novos serviços online para a população e interligar suas unidades administrativas, tais como, segurança, educação e saúde. Será possível levar internet aos distritos ou comunidades rurais, ampliando o acesso da população via inclusão digital e social.

No período de manutenção, a Celepar e os fornecedores de serviço disponibilizam opções de serviços às prefeituras, visando melhorar e ampliar a qualidade de serviços do município.

Em cada ponto de acesso municipal um ponto público será disponibilizado, regido pelo município em primeiro nível e pelo provedor, que disponibilizará link gratuito e link de acesso popular, a preço reduzido.

Os cidadãos que não forem contemplados com sinal suficiente para o acesso, podem solicitar às empresas homologadas pelo provedor a instalação de aparelho de recepção que amplie ou permita qualidade de sinal. O custo do aparelho e da instalação é de responsabilidade do cidadão interessado. O mesmo ocorre com as comunidades distantes e rurais.

GALERIA DE IMAGENS