Registro de acidentes de trânsito pode ser feito pela internet em Curitiba 02/03/2012 - 19:21
Em cerimônia presidida pelo secretário de Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César, o Batalhão de Polícia Trânsito (BPTran) – responsável pelo trânsito em Curitiba – lançou nesta sexta-feira (02), em comemoração aos 60 anos da corporação, a primeira fase do Boletim de Acidentes de Trânsito Eletrônico Unificado (Bateu). Trata-se de um sistema que permite fazer pela internet (www.bateu.pr.gov.br) o registro de acidentes de trânsito que resultem apenas em danos materiais, sem feridos. O serviço vale apenas para Curitiba.
Esta solução do boletim eletrônico foi desenvolvida em conjunto pela Companhia de Informática do Paraná e a Diretoria de Tecnologia de Qualidade da Polícia Militar. Na solenidade, Almeida César e o comandante do BPTran, tenente-coronel Loemir Mattos de Souza, agradeceram ao presidente Jacson Carvalho Leite o empenho da Celepar “em oferecer ferramentas de inteligência que agilizem as ações diárias dos órgãos policiais, com ênfase na melhoria dos serviços públicos que o Estado presta à população”.
Até o lançamento do Bateu, várias reuniões de trabalho foram realizadas entre os técnicos do BPTran e da Celepar, inclusive com apresentação de soluções em Business Intelligence (BI) que apresenta, em tempo real, estatísticas do trânsito na capital paranaense. Por orientação do governador Beto Richa, como explicou Leite, o papel da Celepar é o de ser a indutora do uso das ferramentas de tecnologia da informação junto à administração pública estadual, “auxiliando diretamente os gestores públicos nas atividades de planejamento, execução e acompanhamento das ações do governo”.
Boletim
De acordo com o comandante do BPTran, tenente-coronel Loemir Mattos de Souza, a implementação do novo sistema agilizará o atendimento à população. “Da sua casa ou do trabalho, o usuário pode registrar o seu envolvimento em um acidente de trânsito. É possível, além da inclusão de fotos, a livre declaração do envolvido no acidente, bem como a impressão de quantas vias do boletim forem necessárias”, explicou Mattos.
Outra vantagem, segundo ele, é que o sistema permitirá uma padronização de informações. “Isso vai facilitar a gerência destas informações, que subsidiam ações do BPTran, como blitze e campanhas educativas”, disse.
De acordo com Mattos, em breve o sistema será ampliado. “Na segunda etapa, ele se estenderá para todos os acidentes de trânsito na capital, inclusive os que resultarem em vítimas”, afirma.
Acidentes
Ao completar 60 anos, o BPTran comemora a redução no número de acidentes de trânsito na capital. O comandante do batalhão informou que, entre 2009 e 2011, o número de acidentes caiu em média 4,58% ao ano. Considerando apenas os acidentes com feridos, a redução média foi de 3,35% ao ano.
“Isso acontece num momento em que o número de veículos licenciados em Curitiba cresceu em média 4,52%, o que representa cerca de 53 mil veículos a mais por ano na cidade”, disse Mattos.
Esta solução do boletim eletrônico foi desenvolvida em conjunto pela Companhia de Informática do Paraná e a Diretoria de Tecnologia de Qualidade da Polícia Militar. Na solenidade, Almeida César e o comandante do BPTran, tenente-coronel Loemir Mattos de Souza, agradeceram ao presidente Jacson Carvalho Leite o empenho da Celepar “em oferecer ferramentas de inteligência que agilizem as ações diárias dos órgãos policiais, com ênfase na melhoria dos serviços públicos que o Estado presta à população”.
Até o lançamento do Bateu, várias reuniões de trabalho foram realizadas entre os técnicos do BPTran e da Celepar, inclusive com apresentação de soluções em Business Intelligence (BI) que apresenta, em tempo real, estatísticas do trânsito na capital paranaense. Por orientação do governador Beto Richa, como explicou Leite, o papel da Celepar é o de ser a indutora do uso das ferramentas de tecnologia da informação junto à administração pública estadual, “auxiliando diretamente os gestores públicos nas atividades de planejamento, execução e acompanhamento das ações do governo”.
Boletim
De acordo com o comandante do BPTran, tenente-coronel Loemir Mattos de Souza, a implementação do novo sistema agilizará o atendimento à população. “Da sua casa ou do trabalho, o usuário pode registrar o seu envolvimento em um acidente de trânsito. É possível, além da inclusão de fotos, a livre declaração do envolvido no acidente, bem como a impressão de quantas vias do boletim forem necessárias”, explicou Mattos.
Outra vantagem, segundo ele, é que o sistema permitirá uma padronização de informações. “Isso vai facilitar a gerência destas informações, que subsidiam ações do BPTran, como blitze e campanhas educativas”, disse.
De acordo com Mattos, em breve o sistema será ampliado. “Na segunda etapa, ele se estenderá para todos os acidentes de trânsito na capital, inclusive os que resultarem em vítimas”, afirma.
Acidentes
Ao completar 60 anos, o BPTran comemora a redução no número de acidentes de trânsito na capital. O comandante do batalhão informou que, entre 2009 e 2011, o número de acidentes caiu em média 4,58% ao ano. Considerando apenas os acidentes com feridos, a redução média foi de 3,35% ao ano.
“Isso acontece num momento em que o número de veículos licenciados em Curitiba cresceu em média 4,52%, o que representa cerca de 53 mil veículos a mais por ano na cidade”, disse Mattos.