Registro de classe digital desenvolvido pela Celepar é implantado nas escolas estaduais 22/01/2014 - 14:00

O novo registro de classe digital (RC Digi), desenvolvido pela Celepar, implantado em 16 escolas estaduais do Paraná, está auxiliando no lançamento de notas e frequências dos professores do ensino médio da rede pública. “O sistema possibilita que o professor faça os registros, e que possa fechar as notas e enviar ao Sistema Estadual de Registro Escolar (Sere)”, explica o analista da Coordenação do Sistema da Informação (Cosin)A-6, Thales Ramos de Queiroz.

O sistema pode ser acessado por meio dos tablets e nos computadores, “por ser conectado as outras plataformas o aluno incluído no sistema Sere aparece automaticamente na lista do ensalamento do professor no RC Digi”, explica Queiroz. Segundo ele, com o sistema o pedagogo responsável por cada escola pode ver o que foi lançado, acompanhando o que o professor e o aluno fazem, checando notas e frequências.

Os tablets utilizados pelos professores foram distribuídos entre novembro de 2012 e março de 2013, “entregamos cerca de 23 700 tablets e em 2014 serão mais 30 mil aparelhos” conta a assistente da Diretoria de Tecnologia Educacional da Secretaria de Educação (SEED), Luciani Bontorim. Segundo ela, 35% dos professores já receberam os tablets, e a previsão é que esse ano sejam entregues 100% da quantidade prevista.

O RC Digi, que começou a ser implantado em 2013, será estendido em 2014 para mais 100 escolas. Segundo a SEED, antes da entrega 9000 professores receberam um treinamento para o uso do sistema nos tablets, que após o curso foram ativados para o uso.

GALERIA DE IMAGENS