SIPAT 2016 abordou cuidados com o corpo e a mente 26/10/2016 - 14:48

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes e Qualidade de Vida no Trabalho (SIPAT) organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) de 2016 teve como tema cuidados com o corpo e mente.

A semana teve início na manhã dia 17 de outubro com a abertura realizada pelo presidente da CIPA João Dario Nogueira e pelo diretor administrativo-financeiro, Lucio Hansel, a tarde os colaboradores puderam assistir a um teatro educativo com o tema qualidade de vida e comportamento seguro apresentado pelo Sesc - Grupo Qualitá. Na terça-feira (18) o psicólogo da Coordenadoria de Programas Educativos para o Trânsito do Detran-PR, Fabiano Correia, ministrou a palestrou “O que o trânsito me dá”. A tarde aconteceu a oficina de bicicletas com Cassio Salguerosa, educador físico, especialista em treinamento desportivo e em fisiologia do exercício, que demonstrou para os ciclistas como utilizar corretamente os equipamentos de segurança, além de explicar sobre a mecânica das bicicletas.

Na quarta-feira (19) a programação da SIPAT foi toda voltada a mulher em lembrança ao outubro rosa começando com a palestra com a Dr. Lilian, médica ginecologista e auditora da Unimed-PR sobre a saúde da mulher em todas as fases da vida, em seguida aconteceu a roda de conversa com ciclista mulheres e para finalizar as mulheres puderam participar de uma oficina de lenços com Rosangela de Souza, vice-presidente do Instituto Humanista de Desenvolvimento Social, que leva alegria e bom humor as mulheres que enfrentam e enfrentaram o câncer, em seguida todas puderam participar de uma oficina sobre lingerie ministrada por Alba Fracaro.

Quinta-feira (20) no período da manhã aconteceu a palestra sobre comportamento corporativo, a tarde o psicólogo Fernando Schreiber, do Espaço Konsenti, ministrou a palestra cyberbullying, que abordou primeiramente a violência e os tipos de agressões, bem como o assédio moral, e depois explicou as características do cyberbullying e também do mobbing. Os empregados do turno da noite tiveram a oportunidade de assistir palestras e também o teatro com a gravação via webcast disponibilizada pela Coordenação de Telecomunicações, Projetos e Serviços (COTPS).

No último dia da SIPAT os celeparianos puderam ouvir dicas de economia de energia e de segurança com a palestra ministrada por Ronoel Nehls da Copel. O encerramento ocorreu às 14:30 com o pronunciamento do presidente da CIPA, João Dario, que agradeceu a todos que participaram e ajudaram na organização do evento, em seguida foi apresentado um curta sobre a CIPA para mostrar a importância de participar da CIPA e também uma animação sobre acidentes elétricos.

Depoimentos


Hoje o tema foi qualidade de vida e comportamento seguro que contou a história do Zé, ele é um personagem que é um estereótipo do trabalhador brasileiro, que não se cuida, que precisa acontecer várias coisas com ele para ele aprender como se comportar de forma segura. Em todas as empresas que acabamos fazendo teatro a Celepar foi a empresa que chamou o maior público e o pessoal sempre se diverte, gostamos de vir”.

André Santoro, sócio da empresa Qualitá, que realizou a produção do teatro.

Quando falamos de trânsito, o que se vê é um pensamento individualista, e não no coletivo. A palestra buscou conscientizar esse olhar para o próximo, para entender como melhorar o tráfego e também o pensamento em relação a ele”.

Fabiano Correia, psicólogo da Coordenadoria de Programas Educativos para o Trânsito, responsável pela palestra “O que o trânsito me dá”.

“Primeiramente eu acho magnífica a iniciativa da Celepar incentivar a bicicleta eu fico até surpreso com uma empresa que dá uma estrutura para seus funcionários como que eles tem aqui, projetos executados, grupos praticando atividade física, isso para nós é realmente emocionante”.

Cássio Salguerosa, educador físico, especialista em treinamento desportivo e em fisiologia do exercício, realizou a oficina de bicicletas

“Venho a Celepar para ensinar como reconhecer o problema, quebrar um pouco de tabus e mitos, tem duas situações, uma das coisas que trazemos de casa, vergonhas, tabus e outras questões que é visto na mídia, hoje com tanta coisa, você vê que tem coisa muito séria e outras questões que são um absurdo, questões de esclarecimento e da necessidade. O outubro rosa, o incentivo a prevenção do câncer de mama é muito importante, a gente sabe que quando atinge mulheres de 30 a 40 anos é muito agressivo, então o outubro rosa é um momento de conscientização”.

Dra. Lilian, ministrou a palestra saúde da mulher em todas as fases da vida.

“Gostei muito dos temas abordados, inclusive desejo até realizar uma consulta com a doutora Lilian, achei bem esclarecedora. O outubro rosa é um mês de conscientização para todos, temos que dar atenção ao corpo, pois é muito melhor prevenir do que tratarmos de problemas lá na frente. Em meio à correria do dia a dia, ter um mês para nos conscientizarmos é bem importante”.


Amanda Gouveia (DIPRO), empregada do turno da noite sobre a palestra saúde da mulher em todas as fases da vida.

“A palestra da doutora sobre a saúde da mulher em todas as fases foi muito interessante e importante para nós mulheres, nesse mês de outubro rosa, para passarmos adiante as informações de prevenção à doenças que nos afetam”.

Rita Julia Kuceki (DIPRO), empregada do turno da noite sobre a palestra saúde da mulher em todas as fases da vida.

“Foi muito bacana relembrar o que já sabíamos e aprender coisas novas, como medicamentos destinados a nós mulheres que chegaram agora ao mercado. O outubro rosa é um mês importante para podermos minimizar as doenças nos afetam. Agradeço à CIPA por proporcionar esta iniciativa”.

Sônia Aparecida da Silva (DIOPE), empregada do turno da noite sobre a palestra saúde da mulher em todas as fases da vida

“Em 2009 eu comecei a fazer deslocamentos mais curtos pelo centro que a pé eram grandes e de carro não tem condição em se deslocar no centro, então eu acabava deixando o carro estacionado e utilizando a bicicleta no centro, e foi uma redescoberta da bicicleta, depois da infância, de repente ela fica de lado porque ela não cabe mais na agenda, eu me senti que eu como mulher posso ir em qualquer lugar onde eu quiser, uma sensação de liberdade mesmo porque o carro ele é vendido como liberdade mas você fica refém dele e o custo do carro é muito alto, a questão da saúde, todo ano que vou ao médico, ele percebe que estou fazendo exercício, a economia financeira é muito significativa, não lembro a última vez que carreguei meu cartão de ônibus, eu me enxergo como exemplo para outras mulheres”.

Gheysa Prado, participante da roda de conversa com mulheres ciclistas.

“Entrei nessa luta porque em 2005 e 2006 eu tive câncer de mama e agora estou lutando contra um câncer de pâncreas e eu acho importante nós podermos conversar com as pessoas, primeiro fazendo o alerta que o câncer de mama é o que mais mata as mulheres, então é importante que a mulher saiba que essa doença pode atingir ela e cada vez mais atingindo pessoas jovens, mas a importância de conversar é porque ao invés da pessoa se prevenir na doença é ela também prevenir antes dela acontecer, que é a prevenção com a autoestima, com a saúde, praticando exercícios, então nós trouxemos a oficina de lenços para mostrar parar a mulher que ela pode ficar bonita só com o lenço".

Rosangela de Souza, vice-presidente do Instituto Humanista de Desenvolvimento Social.

“Eu trabalho com lingerie há mais de 22 anos e a importância da lingerie para a mulher é saber usar o tamanho correto pois pode dar problema na postura, displasia mamaria, as calcinhas se mal usadas, o tecido, tudo isso pode dar problemas ginecológicos, essa é uma grande importância para a mulher que as vezes as empresas não dão muito valor mas é imprescindível.”

Alba Fracaro, ministrou a oficina de lingerie

“O objetivo da palestra foi falar como as pessoas devem se comportar no ambiente de trabalho, gerando maior relacionamento entre as pessoas e que os resultados sejam atingidos tanto no campo pessoal como no campo profissional e em benefício da instituição onde a pessoa trabalha, seja um comportamento que agrega valor aos resultados da empresa, são assuntos bastante recorrentes mas acho que o grande benefício é despertar nas pessoas o interesse em se conhecer melhor, conhecer melhor a empresa, os colegas e ajustar seu comportamento pra que isso fique mais harmonioso”.

José Antônio Alves, ministrou a palestra comportamento corporativo.

Mostramos que tem uma série de prejuízos que são causados a partir do bullying, as doenças mentais como ansiedade, depressão que acarreta na falta de produtividade, na saída desses profissionais da empresa, afastamento por causa de saúde ou demissão, isso tudo prejudica a empresa.”

Fernando Schreiber, psicólogo, ministrou a palestra cyberbullying.

"A prevenção de acidentes com energia é uma noção bastante clara para a SIPAT, além da parte de economia, também a segurança, a energia elétrica é necessária no nosso dia a dia, então com segurança e economicamente viável e sustentável, é muito importante a integração e a preocupação do pessoal com várias perguntas, e a tecnologia está inovando para que tudo melhore, as dicas que foram relembradas, a economia é necessária ainda mais nos dias de hoje, a energia elétrica é um bem necessário para a preservação e sustentabilidade no final do mês, se você economizar um pouco na sua conta no dia vai trazer um benefício para o bolso do cidadão e para a sociedade”.

Ronoel Nehls, ministrou a palestra eficiência energética dicas para economia de energia.

“Foi uma semana bastante intensa mas foi uma semana bem proveitosa, nós conseguimos fazer palestras bem interessantes, quem teve a oportunidade de assistir com certeza absorveu algum conhecimento do outro, aprendeu alguma forma de melhorar a sua própria vida".

João Dario Nogueira, presidente da CIPA.

GALERIA DE IMAGENS