Saúde descentraliza serviços e amplia acesso de usuários da Assistência Farmacêutica

Dentre os serviços, a Celepar desenvolveu a ferramenta do pré-cadastro facilitado e participou da operacionalização da entrega de remédios em casa.
02/02/2021 - 14:46

Embora 2020 tenha sido um desafio em muitos aspectos para a gestão em saúde, a Assistência Farmacêutica (AF) da Secretaria de Estado da Saúde teve avanços e ampliação de serviços. Superando a expectativa de aumento da quantidade de usuários para o ano, até novembro de 2020  foram atendidos 277.316 usuários de medicamentos do componente especializado e elenco complementar da Secretaria da Saúde.

Um dos serviços que facilitou processos em tempos de pandemia foi o pré-cadastro facilitado, desenvolvido pela Celepar. A partir do site da Secretaria de Saúde, o usuário pode enviar exames, laudos e demais documentos de forma eletrônica. Assim, não é preciso ir até a farmácia para realizar essa etapa. O pré-cadastro pode ser feito para novos usuários residentes em Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel.

Outra ferramenta que tem sido de grande ajuda desde 2017, é o serviço de entrega de medicamentos em casa. A logística funciona a partir do Sismedex, sistema que auxilia na operacionalização do serviço. O objetivo do Programa é reduzir deslocamentos mensais dos pacientes às farmácias das Regionais de Saúde.

Em 2020, com a necessidade de isolamento pela pandemia, a estratégia foi ampliada e atingiu mais de 11 mil cidadãos da Região Metropolitana de Curitiba, Cascavel e Londrina. Agora, a meta é implantar este serviço em mais oito farmácias.

Agilidade no atendimento

Outros serviços prestados pelo Governo do Estado também auxiliaram na gestão da saúde. Confira:

Antecipação

A partir de março de 2020, as farmácias receberam orientações para a entrega antecipada para dois ou três meses de tratamento, a depender dos seus estoques e da orientação do Cemepar. Esta medida reduziu substancialmente a circulação de pessoas nas farmácias, o que contribuiu em muito para diminuir a aglomeração nesses ambientes.

Descentralização

A gestão da Secretaria da Saúde tem como meta a descentralização da dispensação dos medicamentos para todos os 399 municípios. Em 2020 a cobertura atingiu 360 municípios que executam a entrega desse grupo de medicamentos. A dispensação para as 39 cidades que ainda faltam deve ocorrer até 2023.

Horário agendado

Desde o início de março o atendimento aos usuários cadastrados das farmácias das Regionais tem sido somente no horário agendado. Além disso, é permitida a entrada de somente uma pessoa (usuário ou seu representante), que deve obrigatoriamente estar com máscara.

A medida auxilia que o cidadão permaneça no ambiente da farmácia somente para o atendimento e retirada do medicamento que utiliza. O agendamento para retirada do medicamento pode ser realizado pelo site da Assistência na página da Saúde.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

Foto: Geraldo Bubniak/AEN