Secopa e Celepar acompanham mais de 1000 projetos para Copa 23/11/2012 - 09:00

São 115 eixos estratégicos, 218 macroprojetos e 826 subprojetos e ações. “Estamos trabalhando em cima de alguns pontos fundamentais, como geração de empregos, legados em infraestrutura e investimentos”, conforme Adão Antonio Pedroso, coordenador do Projeto Copa na Celepar.

Outro ponto destacado foi o sistema do Centro de Controle Operacional (CCO), da Prefeitura Municipal de Curitiba, com monitoramento on-line do transporte coletivo e da mobilidade do trânsito na cidade. “Estamos atuando com mais de trinta câmeras nas vias, 16 painéis fixos e mais 8 painéis móveis”. “Para a Copa estaremos com 56 câmaras nas vias, 622 nos terminais, praças e estações tubos, 30 painéis grandes e mais 3 móveis”, disse Júlio Panício, do CCO.

Também foram apresentados os projetos da Casa BR, os quais foram aprovados e chancelados pelo Ministério do Esporte, que são o Museu Itinerante do Índio e a Mostra Itinerante da Copa, instalados em caminhões que percorrerão o Brasil. “Vamos focar neste objetivo de promover as sedes da Copa, atingindo as doze sedes, mas também com um projeto de divulgação internacional”, afirmou Rodrigo Fortes, da Casa BR.

Segundo o secretário estadual para Assuntos da Copa, Mario Celso Cunha, “a Câmara Temática de Comercial e Tecnologia tem dado uma grande contribuição em programas e projetos, pois hoje a base de todas as ações está centrada em tecnologia moderna”, disse.

O presidente da Câmara Temática, professor Omar Sabbag Filho, fez um relato das ações da Câmara e também mostrou um vídeo do trabalho que é realizado pelo Lactec, órgão do qual é o presidente. “São 53 anos de trabalho do Lactec e o órgão pode ser muito útil no desenvolvimento dos projetos para Copa do Mundo 2014”, afirmou Sabbag.

Participaram da reunião membros dos seguintes órgãos: Celepar, Lactec, Secopa, Urbs, Assembléia Legislativa do Paraná, ICI, Abrame, Casa BR, Comec, Ministério Público, Fecomércio, Fiep, Oi e Polícia Militar.

Reunião dia 07 de dezembro

Segundo Adão Antonio Pedroso, no próximo dia 07 de dezembro será encerrado mais um ciclo de palestras que a Celepar faz às Câmaras Temáticas, atualizando informações referentes aos projetos, orientando quando necessário o planejamento das ações, e apresentando a evolução e resultados à sociedade. O foco da empresa, além de oferecer ao governo do Estado e à sociedade a guarda segura dos conteúdos dos projetos, é também, colaborar para a qualidade da informação a ser disponibilizada.

Entre as Câmaras Temáticas, de acordo com Pedroso, a da Transparência é por certo a maior interessada na robustez destes dados, visto agregar entidades como TCE, TCU, Ministério Público, PF, ABIN, entre outras entidades. Participam, também, de forma ativa nas reuniões veículos de comunicação, além de órgãos
de transparência, no âmbito nacional. “Todas as entidades sem exceção, e à sua maneira, acompanham de forma próxima os projetos e o andamento destes, valendo-se, quando necessário, das informações e conteúdos gestionados pela Celepar”, informou ele.

GALERIA DE IMAGENS