Secretaria Municipal de Trânsito de Curitiba (Setran) automatiza atendimento público com solução da Celepar

A Secretaria Municipal de Trânsito de Curitiba (Setran), no dia 01 de outubro, implantou o sistema de Gestão Eletrônica de Processos (Geproc), desenvolvido pela Celepar. O sistema agilizou o atendimento público através da automação e digitalização de processos.
02/01/2019 - 09:43

A implantação do Geproc foi realizada em duas fases. A primeira fase foi a transformação digital dos processos de Defesa Prévia, eliminando pilhas de processos de papel, com digitalização e conceitos de inteligência de negócios. Resultando em ambientes funcionais e atendimento mais eficaz ao cidadão. A segunda fase iniciada em dezembro focou no serviço mais procurado, com cerca de 10 mil processos por mês: a identificação do condutor. Esse processo consiste na transferência dos pontos de multa de trânsito para outro condutor e tramitava numa média de 30 dias. Isso até a implantação do Geproc.

“Agora, com o Geproc, aproximadamente 70% das indicações de condutor são resolvidas no momento do atendimento. Os processos restantes, que precisam de uma análise mais detalhada, são digitalizados e, graças ao trâmite ágil, podem ser avaliados com o cuidado necessário imediatamente após o encaminhamento”, compara o Diretor de Infrações e Recursos da Setran, Bernardo Barros.

A consultoria da Celepar nesse projeto abrangeu desde o treinamento dos atendentes até a reorganização do trabalho interno da área de infrações da Setran. A equipe de desenvolvimento durante este processo também atuou em soluções tecnológicas inovadoras, como: o acionamento direto das digitalizadoras; a comparação de assinaturas usadas nas CNHs com as usadas nas indicações de condutor; a instrução automatizada de itens processuais e os processos de votação automatizados via smartphones.

A Secretaria mensurou os resultados positivos do projeto e pretende investir na ampliação do uso da tecnologia, conforme afirma a Superintendente Municipal de Trânsito, Rosângela Battistella: "O uso intensivo de tecnologia na Setran é um processo irreversível e a adoção do Geproc é um passo enorme nessa direção, pelos ganhos de eficiência, agilidade e confiabilidade que agrega aos nossos processos diários".

Para 2019, está prevista a automação das Juntas Administrativas de Recursos de Infrações (JARI), permitindo o julgamento de processos digitais com sistemas de votação totalmente automatizados via smartphone e abre caminho para a expansão do Geproc para mais de 40 órgãos de trânsito.

Equipe do Projeto:

Dennys Andrei Machado